Livros como Volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, Peter Pan, de J. M. Barrie e A bolsa amarela, de Lygia Bojunga, dentre outros clássicos infanto-juvenis podem ser acessado de modo gratuito e on-line. E com um complemento importantíssimo: com recursos de acessibilidade.
No acervo de obras literárias acessíveis para pessoas com deficiência no site do Governo do Estado de São Paulo, há mais de 13 de autores brasileiros e estrangeiros A obra de uma das mais importantes escritoras brasileiras e mais outras três, de outros autores, passaram a integrar o acervo de obras literárias acessíveis para pessoas com deficiência no site do Governo do Estado de São Paulo.
Em breve, incorporarão ao acervo obras como A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector, e Um sonho no caroço de abacate, de Moacyr Scliar.
Os livros podem ser acessados nesse link: http://www pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/livros-acessiveis/
Todos os livros estão disponíveis com legenda, áudio, audiodescrição, imagem e a chamada leitura simples, que traz adequações na linguagem, conteúdo e forma para facilitar a compreensão das obras. Além disso, os livros também foram traduzidos e interpretados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O projeto “Diversos – Livros Acessíveis e Inclusivos” é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e resultado de uma parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças.
Imagens: Reprodução
Fonte: https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/leitura-inclusiva-secretario-participa-de-evento-online-para-anuncio-de-novas-obras-literarias-em-formatos-acessiveis/