Biografia de D. Pedro II escrita por Machado de Assis é descoberta

Uma biografia do imperador brasileiro D. Pedro II escrita por um jovem Machado de Assis em 1859, quando o autor tinha apenas 20 anos, foi descoberta pela Cristiane Garcia Teixeira, doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O texto foi descoberto por Teixeira durante a sua pesquisa no programa de Mestrado na mesma instituição, defendida em 2016.

Cristiane Garcia Teixeira explicou na entrevista dada à UFSC que o texto descoberto foi publicado em 6 de novembro de 1859 na revista O Espelho: revista de literatura, moda, indústria e artes.

“Machado de Assis tinha vinte anos de idade quando começou a escrever nesta revista. Ele foi o colaborador mais assíduo, escreveu 38 textos em apenas quatro meses”, explicou.

Para a pesquisadora, o texto biográfico escrito em primeira pessoa já antecipa algumas características marcantes da prosa machadiana, que no texto de 1859 já “alertava para o fato de não estar escrevendo sobre o imperador a partir de uma perspectiva política porque o ‘cálculo’ e a ‘conveniência’ não permitiam que fizesse isso”, comenta.

A pesquisadora da UFSC também lembrou que à época em que a biografia foi escrita Machado de Assis estava longe de ser famoso, e o que pode ter contribuído para o desconhecimento público do texto até o momento.

O retrato de D. Pedro II foi publicado na décima edição da revista, mas não está anexada ao número na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Sobre isso, Cristiane Teixeira afirma que ocorria frequentemente que textos como esse, bem como polcas e imagens de moda, aparecessem em um “lugar estratégico do jornal ou revista para que pudessem ser destacados para completar coleções”.

Para saber mais sobre o processo dessa descoberta e ler a biografia, acesse a divulgação da pesquisa na íntegra no site da UFSC.

Related posts

8 Sebos do Recife: Um roteiro entre cultura e memória

“O Menino d’Olho d’Água”: aos 88 anos, Hermeto Pascoal ganha documentário sobre sua vida e arte

No Recife, sobrado onde Clarice Lispector viveu na infância vai virar museu em sua homenagem

Comentários estão fechados.

Add Comment