Compartilhamento de livros promovido pela Little Free Library continua um grande sucesso

A Little Free Library, uma organização sem fins lucrativos, criada em 2009 pelos americanos Todd Bol e Rick Brooks, completou 10 anos de atuação e continua fazendo um grande sucesso. O projeto conta com mais de 80.000 lugares de compartilhamentos de livros em mais de 90 países. As pequenas bibliotecas livres não possuem a estrutura nem seguem os procedimentos de uma biblioteca convencional. Elas são gratuitas e estão localizadas por toda a parte: na frente das casas, dentro de centros recreativos, ao lado de cafeterias, nos jardins, nas caixas de correio. No entanto, algumas são construídas de forma bastante criativas como um foguete em Boulder, Colorado, uma cabana de conto de fadas perto de Ghent, Bélgica, ou uma árvore em Coeur d’Alene, Idaho. A pessoa pode escolher um livro para levar e depois da leitura devolvê-lo ou deixar algum outro livro que queira compartilhar. Essa iniciativa possibilita que a população tenha acesso a livros em lugares que, às vezes, não dispõem de biblioteca e permite, também, que tanto as crianças quanto os adultos desenvolvam cada vez mais o hábito da leitura.
No Brasil, a iniciativa já pode ser observada em Osório (RS), Rio de Janeiro, Salvador, Mata de São João (BA), Natal e Mossoró (RN). Atualmente, aqueles que desejarem construir uma pequena biblioteca podem baixar as instruções gratuitas no site da Little Free Library.
Confira outra matéria publicada no NotaTerapia da árvore que foi transformada em uma pequena biblioteca em Coeur d’Alene, Idaho.

Confira as imagens:













Fontes:
Little Free Library
Boas Novas
Washington post

Related posts

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

A atmosfera da vida particular soviética em “No degrau de ouro”, de Tatiana Tolstáia