Você sabia que, até hoje, ninguém sabia como era a voz da pintora Frida Kahlo? Pois isto agora acabou. Apesar de altamente documentada e com diversos registros em imagens, o som de sua voz até então era desconhecido. Entretanto, foi encontrada a única gravação de voz de Frida Kahlo, um registro raríssimo que emerge das sombras do esquecimento pelas mãos da Fonoteca Nacional do México.
Segundo o site português TSF, o áudio revela uma declaração de amor de Frida Kahlo ao seu amor, Diego Rivera. O interessante é que Frida faleceu no ano de 1954, época em que os registos sonoros deste tipo eram já frequentes. Descoberta recentemente, esta gravação foi incluída, em 1956, num programa de rádio em formato de documentário, que se debruçava sobre o percurso do também artista com quem viveu intermitentemente.
No programa, Frida Kahlo recita fragmentos de um texto que tinha escrito para descrever o marido, que maternalmente ainda via como um “menino grande” pronto a receber colo. Com rosto amável e olhos grandes, Diego Rivera foi também o cerne de momentos conturbados da vida da artista. Existe, contemporaneamente, uma intensa discussão sobre uma relação tóxica entre Frida e Diego, caso que teve consequências psicológicas severas na vida da pintora.
Ouça aqui:
Para mais informações e para ouvir o áudio completo, acesse AQUI!
1 comentário
Comentários estão fechados.
Add Comment