Caderno de elogios desenvolve a confiança e valoriza a autoestima dos alunos

Quem nunca se sentiu incentivado(a) ou motivado(a) quando recebeu um elogio?
Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor brasileiro, no livro Pais brilhantes, professores fascinantes, afirma que “o elogio alivia as feridas da alma, educa a emoção e a autoestima. Elogiar é encorajar e realçar as características positivas.”
Uma escola localizada em Maxaranguape, litoral do Rio Grande do Norte, resolveu investir nessa prática ao propor a criação de um caderno de elogios. A professora Sandra Cristina da Silva Cassiano, do Centro de Educação Integrada de Maracajaú, e os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental confeccionaram e decoraram cadernos com folhas de rascunho para que esse projeto fosse executado. Todos os dias os alunos escrevem algum elogio para os colegas ou para os funcionários da escola. Essa prática, além de unir leitura e escrita, aproxima, incentiva e melhora as relações dentro do ambiente escolar.
O diário de elogios ou correio da amizade, como também ficou conhecido, está sendo ampliado entre a equipe pedagógica, os professores e os funcionários da escola. Isso possibilita maior interação e contribui para um convívio mais harmonioso.
Além de desenvolver a confiança, valorizar a autoestima e promover a empatia, a professora observou que os alunos passaram a se concentrar mais nas atividades escolares. Ela salienta que “com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo novo”.

Confira algumas imagens:



Fontes:
Porvir.org
Psicologias do Brasil

Related posts

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

A atmosfera da vida particular soviética em “No degrau de ouro”, de Tatiana Tolstáia