Conheça o curta literário vencedor do Oscar: “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”

Lançado em 2011 e premiado com o Oscar de melhor animação em 2012, o curta, dirigido por Brandon Oldenburg e William Joyce e escrito por este último, é uma fantástica viagem pelo mundo dos livros.

Em apenas quinze minutos de duração, sua narrativa nos mostra um jovem inicialmente perdido em um mundo caótico, em que tudo ao seu redor é destruído e perde as cores, até mesmo ele próprio. Até que ele vê uma jovem, ela em cores, voando com livros, que a carregam pelo ar como se ela e os livros fossem tão leves quanto balões.

Tal cena pode ser interpretada como quando se adquire conhecimento e se deixa guiar pelas artes, no caso, pela literatura, adquire-se uma leveza única. O jovem, também carregando um livro, mas em branco, tenta jogar sue livro para cima, na tentativa de imitar tal leveza e também talvez sair voando. O livro, vazio, cai no chão, mostrando que adentrar o mundo da literatura e se envolver com esta não é um processo tão simples.

Somente depois de se importar com os livros que o cercam, de conviver com as obras, chegando até mesmo a restaurar um livro antigo, e de ele mesmo chegar a escrever, permitindo que sua mente se expanda com as diferentes perspectivas encontradas nas leituras e que estas o afetem de verdade, é que o jovem em questão, o Senhor Lessmore, atinge o nível de leveza em sua alma presenciado na garota que voava com os livros no início do curta. Uma leveza atingida por meio da leitura.

O curta mostra o Senhor Lessmore descobrindo os livros e se tornando amigo deles, convivendo com eles como se fossem pessoas que lhe fazem companhia e lhe trazem inspiração. Assim que ele, um ser então em preto e branco, adentra o prédio repleto de livros, que é praticamente uma biblioteca viva, ele ganha cores e passa a se desenvolver cada dia mais, conforme convive com a literatura.

A trilha sonora acompanha o ritmo de sua narrativa, ficando mais lenta ou mais acelerada e dinâmica conforme os processos de descoberta realizados por Lessmore através das letras. Enfim, é um curta inesquecível, indicado para leitores de todas as idades e uma ótima forma de introduzir crianças e jovens ao mundo da leitura.

Aliás, o curta não é incrivelmente literário por acaso: ele foi inspirado no livro de William Joyce, The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, lançado no Brasil em 2012, pela editora Rocco, com tradução de Elvira Vigna, cujo título ficou como Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo. A edição em português está esgotada na maioria das lojas online, no entanto, o livro em inglês pode ser adquirido na Amazon, em formato físico ou digital, publicado pela editora Atheneum Books for Young Readers.

Assista ao poético curta abaixo e inspire-se para uma vida tornada mais leve e completa através da literatura.

Confira uma entrevista com o autor desta obra, o escritor William Joyce:
:: William Joyce de “A Origem dos Guardiões” fala sobre seu amor ao universo do livro (entrevista a Cassiano Elek Machado/FSP, em 8.1.2013). Disponível no link.

Fonte: https://www.revistaprosaversoearte.com/os-fantasticos-livros-voadores-do-sr-morris-lessmore-vencedor-do-oscar-de-melhor-curta-animacao/?fbclid=IwAR0qX2uvoS-Gtl3nH3kYxBO9jD4S1hg7hFKwZghrNK647URENGgupCyK-Is

Related posts

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE