Site educativo reúne obras de Filosofia Africana

Desde 2015, o site Filosofia Africana disponibiliza gratuitamente textos traduzidos em português de autores africanos e da diáspora. A iniciativa surgiu de Wanderson Flor do Nascimento, professor da Universidade de Brasília, que constatou a dificuldade para encontrar materiais na área. Com a Lei 10.639 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, incluindo o estudo da História da África e dos Africanos, Wanderson percebeu a necessidade de tornar as obras acessíveis para professores de filosofia, estudantes e pesquisadores em geral, contribuindo ainda mais para difusão do conhecimento.

Essas buscas também ajudam a entender as nossas heranças africanas, tão constitutivas da maior parte das sociedades latino-americanas quanto as indígenas e as europeias. (Wanderson Flor do Nascimento)

Em constante atualização, o acervo on-line conta com a colaboração de estudantes da graduação e da pós-graduação e possui mais de 30 livros de escritores do continente e outras 40 obras que tratam sobre o tema, entre os nomes estão o camaronês Achille Mbembe, a nigeriana Oyèrónké Oyěwùmí, o senegalês Cheikh Anta Diop e o sul-africano Mogobe Ramose.

Para acessar o site CLIQUE AQUI

 

Fontes:
Metrópoles
Produzindo Cultura

Related posts

De “guerras individuais e feridas que não se fecham” se faz ‘Hum’, diz Samir Mesquita

“Deus é o não-dito”: o silêncio luminoso de John Berger em “O toldo vermelho de Bolonha”

O cão na matilha de lobos: Javert e a traição de classes