Leituras #62: O Clube de Leitura de Edgar Allan Poe, de Ademir Pascale

O novo romance do escritor paulista Ademir Pascale conta a história de seis jovens que frequentam um clube de leitura, liderado por um senhor de idade, chamado Clay. O grupo discute, em cada encontro, diferentes obras de Poe e também fatos de sua biografia. Tudo corria aparentemente bem até que um mistério começa a assolar o grupo: uma das jovens, Samanta, uma moça solitária, desaparece repentinamente. Desde então, eventos ruins começam a ocorrer com todos os membros do grupo, como se alguma espécie de maldição pendesse sobre eles. O clima de suspense é, dessa forma, estabelecido pouco a pouco, capítulo por capítulo.

O líder do grupo, o senhor Clay, é um homem viúvo, que vive seus dias em melancolia devido à perda de sua amada esposa, Virginia, mesmo nome da esposa de Edgar Allan Poe. Além disso, Clay também é um homem taciturno e envolto em mistérios, cego de um olho (referência ao velho do conto de Poe O Coração Denunciador) e muito solitário. Elementos da obra de Poe são mencionados frequentemente, como o nome da banda do personagem Rafael, Nevermore. Rafael também é coberto de tatuagens, sendo algumas delas referências diretas à obra de Poe.

Outros personagens membros do grupo de leitura são Henrico e Marcelo, irmãos órfãos, que vendem livros em um sebo para se sustentar. A descrição da decoração do sebo dos rapazes é primorosa, pois há retratos de diversos grandes autores por todo lado, inclusive, é claro, um bem grande de Poe.

Também temos a presença de um casal, Bernardo e Katia, que passam por alguns dilemas próprios, além de outros personagens os quais surgem e se tornam amigos no clube de leitura, e todos se ajudam mutuamente quando tragédias assolam suas vidas.

O clímax do livro é atingido em seu final, quando é revelado o que vem causando os desfortúnios vivenciados pelos membros do clube de leitura.

A escrita é objetiva e direta, permitindo uma leitura bastante fluida. Os capítulos são breves, de maneira que se pode ler em pouco tempo diversos capítulos em sequência. Enfim, é um livro recomendado tanto para quem já é bem familiarizado com os escritos e a biografia Edgar Allan Poe (pois será divertido ir reconhecendo as referências à obra de Poe e à sua biografia que permeiam este romance) quanto para quem pouco conhece Poe, pois aprenderá muito sobre o autor americano com os personagens de Pascale e também desfrutará de um bom suspense. Pode ser uma obra interessante até mesmo para ser usada em sala de aula, para ensinar alunos jovens sobre a vida e obra de Poe de forma descontraída.

O autor inclusive criou uma playlist com músicas para serem escutadas durante a leitura, pois os personagens chegam a escutá-las ou cantá-las em determinadas cenas. 

Confira aqui também a entrevista exclusiva que fizemos com Ademir Pascale sobre o lançamento deste livro.

Related posts

Você sabia que Mario Vargas Llosa escreveu livros infantis?

A importância do autoconhecimento em ‘Entenda Como Sua Mente Funciona’, do psicanalista David Serra Barroso

Inspirado na irmã escritora, menino de 10 anos lança seu primeiro livro e é finalista de Prêmio Literário