29 ilustrações de botânica feitas por mulheres pioneiras na área

[Publicado em Magnet]

A ilustração da história natural é um dos segmentos mais singulares e agradáveis da história do conhecimento científico: no seu entre-lugar entre a descrição técnica e exata das diversas espécies de plantas e a sua recriação artística no desenho, as ilustrações botânicas propiciaram descobertas notáveis que acompanham os livros de biologia durante décadas.

Particularmente importante durante os primeiros compassos da investigação científica moderna e repentinamente reavivado nos últimos anos, por essa área passaram homens… E mulheres de toda condição. Esse último dado deve ser enfatizado, especialmente se pensarmos no princípio do século XX, quando a presença feminina na investigação era residual.

Apesar disso, antes de 1922 um número significativo de pioneiras científicas especializadas em história natural, e dedicadas à arte nobre das ilustrações científicas, já haviam nos deixado desenhos fantásticos. Nomes como os de Elizabeth TwiningHelen SharpHelena Forde ou Maria Sibylla Merian, que romperam seus privados tetos de cristal e gravaram seu nome a fogo na história da ciência moderna. E a Biodiversity Heritage Library decidiu homenageá-las com uma exposição digital de suas ideias e descobertas intitulada “Early Women in Science” (As primeiras mulheres na ciência).

Muitas dessas mulheres foram autodidatas e conciliaram seus trabalhos de pesquisa e ilustração botânicas com o apoio à carreira de seus maridos e a vida familiar, criando um ambiente complexo para a dedicação completa à biologia. E contudo foram mentes avançadas em áreas como a Ecologia, o respeito à diversidade e o ambientalismo.

Junto a isso, a instituição também criou uma enorme galeria no Flickr em que alguns de seus mais belos desenhos estão compilados. Plantas de todos os tipos andam de mãos dadas em folhas infinitas que capturam sua essência natural e a visão artística dos olhos que os observam. É uma fascinante jornada através da história da ciência das mulheres e dos vegetais do mundo. Confira 29 desenhos dessa incríveis pesquisadoras:

Elizabeth Twining (1868/1886):











Helen Sharp (1888/1910):


Helena Forde (1864):



Alice Lounsberry (1899/1901):

Maria Sibylla Merian (1705):

Elizabeth Blackwell (1750):

Mary Anning (1822):

 

 
 
 
 
 
 

Related posts

Mural inaugurado em São Paulo utiliza cinzas de queimadas e lama de enchente

Alunas da UFMG lançam livro de fanfics sobre Capitu

Exposição imersiva “Notre-Dame de Paris” acontece no MIS Experience