Financiamento coletivo reúne apoios para lançar livro de egresso do sistema prisional

Está sendo realizado, no Catarse, um financiamento coletivo para financiar o lançamento do livro “Além das grades”, de Samuel Lourenço Filho, que será lançado pelo selo NotaTerapia da Editora Multifoco, no Rio de Janeiro.

Samuel Lourenço Filho é egresso do Sistema Peni – tenciário, e durante sua prisão foi aluno de Pedagogia na UERJ, mudando posteriormente para o curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social na UFRJ. Palestrante sobre questões penais, é também colunista no jornal GGN.O livro reúne escritos do autor e aborda relatos de experiência atravessados pela prisão. No livro, Samuel brilhantemente transforma cada pedaço da prisão em palavras tão vivas quanto a sua experiência. Assim, o livro vai muito além de um diário, traduzindo-se em literatura de qualidade.

Samuel chegou às aulas com 5 semanas de atraso. Sentou lá num canto. A aula era sobre Becker e Goman, e “eu generalizado” e “insti – tuição total” lhe pareciam referências conceituais familiares. Ao final, colo – cou sobre a mesa um punhado de papel assinado e carimbado. “Esse rapaz é bastante institucionalizado”, pensei, enquanto ele justificava sua ausência nas aulas anteriores. Ali soube da sua história, aquela, a que passou a marcar sua vida e a determi – nar o escritor que ele é. Samuel, homem livre, escritor. Seu ofício exige liberdade. E sua pena, agora, responde pelas crônicas a que o leitor tem a chance de se entregar. Sua pena é liberdade. – Soraya Simões IPPUR -UFRJ

Para contribuir com o projeto, basta acessar o site da campanha no Catarse, clicando AQUI.

Related posts

Novela de Thomas Mann: o fascismo é capaz de hipnotizar?

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

Uma nova cosmologia para ver o mundo: o livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo, de Bunseki Fu-Kiau