A arte abstrata da panda Yang Yang, do zoológico de Viena

Viena é famosa por ser a capital da música erudita e um verdadeiro patrimônio da cultura.  Mas se você está imaginando que os artistas dessa cidade são todos seres humanos, está enganado. O zoológico Vienna Schönbrunn conta com sua própria artista abstrata: o urso panda fêmea, Yang Yang, cujos trabalhos já estão sendo vendidos pela internet no valor de 490 euros (560 dólares) cada.

 
Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Tiergarten Schönbrunn (@zooviennaschonbrunn) em

Yang Yang, que deu à luz gêmeos dois anos atrás (fato que ocupou os portais de notícia na época), pode ajudar a preservar sua espécie, preocupantemente extinta no mundo, com uma população de menos de 2000 animais em seu habitat natural. Com o lucro de sua obra artística, o Vienna Schönbrunn produzirá um livro sobre os pandas do zoológico.

O fotógrafo Daniel Zupanc, que capturará as fotografias do livro ilustrado caso consiga os fundos necessários, afirma que o livro poderá lançado no site oficial do zoológico em dezembro, durante o Natal.

Yang Yang, que já produziu mais de 100 pinturas, começou a pintar recentemente. A panda usa especialmente um pincel de bambu e, para refletir as cores de sua espécie, pinta sempre com preto numa tela branca.

Eveline Dungl, a zoologista encarregada das sessões de pintura, diz: “Yang Yang realmente gosta de pintar. Ela mal consegue esperar para segurar o pincel enquanto ele está a seu alcance e, assim que consegue pegá-lo, já começa a deslanchar”.

Os “traços infantis” de Yang Yang, dizem seus cuidadores, são diferentes a cada pintura e produzidos espontaneamente

Apesar de instituições de defesa aos animais alertarem para os métodos cruéis que costumam ser usados para trabalhos artísticos como esse, os cuidadores do animal reforçam a espontaneidade do processo, afirmando que o animal começou a pintar por “conta própria” e que, agora, tem um estoque de tinta preta, pinceis de bambu e papel próximos a um canto específico de sua jaula, onde gosta de se apoiar.

“Ela pode até pintar várias pinturas de uma vez, quando tem vontade. E aí ela faz um intervalo para conseguir sua recompensa de cenouras e batatas doces. Seu estilo sempre varia: do vívido ao sutil”, Dungl acrescentou.

 Fonte: https://economictimes.indiatimes.com/news/international/world-news/believe-it-or-not-this-cuddly-pandas-art-stroke-is-worth-560-online/panda-art-on-sale/slideshow/65560594.cms

Related posts

Aos 106 anos, autor é um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “escritor estreante de poesia”.

Caetano Veloso faz relato emocionante após assistir ao filme “Ainda Estou Aqui”

Aos 87 anos, Marina Colasanti é eleita Personalidade Literária de 2024 pelo Prêmio Jabuti