9 gravações clássicas capturaram Picasso, Monet e outros artistas enquanto trabalhavam

A obra de arte aparece sempre pronta e fixa nos museus para a nossa admiração; com isso, acabamos não refletindo sobre a formação daquela pintura, sobre o momento do artista com seu objeto. Pensando nisso, o site Openculture resgatou 9 incríveis (e antiquíssimas!) gravações de artistas como Pablo Picasso, Claude Monet, Pierre-Auguste Renoir e Wassily Kandinsky em seus habitats artísticos. Confira abaixo a seleção:

Claude Monet, 1915:


Acima está a única gravação do impressionista francês Claude Monet, feita no verão de 1915, quando ele estava com 74 anos de idade e pintava à beira do lago de seu jardim em Giverny. As imagens foram capturadas pelo ator e dramaturgo Sacha Guitry para seu filme “Ceux de Chez Nous” (Aqueles de Nossa Terra, em tradução livre), um filme patriótico realizado durante a Primeira Guerra Mundial.

Pierre-Auguste Renoir, 1915:


 

 Também filmado por Sacha Guitry para Ceux de Chez Nous, Renoir aparece na gravação em um triste estado de dor e de deformação, estando com 74 anos e sofrendo de uma artrite reumatoide severa, que perdurou durante as últimas décadas de sua vida. A gravação mostra o filho de 14 anos do artista, Claude, colocando o pincel na mão permanentemente cerrada do pai.

Auguste Rodin, 1915:


 

O filme de Sacha Guitry também mostra o escultor Auguste Rodin em seus locais de trabalhos, incluindo seu estúdio no Hotel Biron, de Paris, que hoje é conhecido como Museu Rodin. O artista estava com 74 anos nas gravações.

Wassily Kandinsky, 1926:


 
Nessa gravação de 1926, o cineasta Hans Cürlis captura o pintor abstrato russa pintando sobre uma tela preta na Galeria Neumann-Nierendorf, em Berlim.  Naquele tempo, Kandinsky estava com 49 anos e lecionava na Escola de Arte Bauhaus.

Henri Matisse, 1946


 
Nas imagens acima, o artista francês Henri Matisse, aos 76 anos, faz um desenho com carvão de seu neto, Gerard, em sua casa e estúdio em Nice. A gravação faz parte de um filme de 26 minutos de François Campaux para o Departamento Francês de Relações Culturais.

Pablo Picasso, 1950


Na famosa gravação acima, o artista espanhol Pablo Picasso, então com 68 anos, pinta em seu ateliê na cidade de Vallauris, na Rivieira Francesa. As cenas são do filme de 1950 Visite à Picasso (Uma Visita a Picasso), do cineasta Paul Haesaerts.

Jackson Pollock, 1951:


 
No curta-metragem acima Jackson Pollock 51, o artista abstrato americano fala sobre seu trabalho e cria uma de suas distintas pinturas com a técnica do gotejamento. O filme foi realizado por Hans Namuth quando Pollock estava com 39 anos.

Alberto Giacometti, 1965:

O artista suíço Alberto Giacometti é famoso por suas esculturas esguias. Mas no clipe acima, um trecho do filme Alberto Giacometti, do fotógrafo suíço Ernst Scheidegger, Giacometti trabalha com a pintura das primeiras linhas de retrato em seu ateliê em Paris. A gravação foi feita aparentemente em 1965 quando Giacometti tinha 64 anos.

M.C. Escher, 1971:

 Finalmente, temos M.C. Escher em seu estúdio em pleno exercício de sua arte a partir do minuto 13:17. O vídeo é retirado do documentário M.C. Escher: Adventures in Perception.
Fonte: http://www.openculture.com/2018/05/9-iconic-artists-at-work.html

Related posts

8 curiosidades sobre o escritor Eduardo Galeano

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

“Frozen”, arromanticidade e assexualidade: como Elsa se tornou um ícone da comunidade aro-ace