[Publicado em Revista Casa e Jardim]
Como qualquer coisa em nossa sociedade, a tecnologia apresenta sempre dois lados da moeda. Enquanto, de um lado, podemos criticá-la por ocupar um espaço cada vez maior nas dinâmicas sociais, por outro é possível reconhecer que seu desenvolvimento pode configurar uma verdadeira revolução – até em nível cultural. Um exemplo disso é a bibliotech, um espaço que propicia a que deficientes visuais que “leiam” qualquer obra impressa do acervo. A biblioteca adaptada está localizada dentro da Unibes Cultural, em São Paulo.
Isso é possível com o do OrCam Eye, um óculos com uma tecnologia que permite a visão artificial em uma plataforma portátil. Deficientes visuais podem ter acesso a títulos impressos sem depender da produção de obras em braile ou áudio.
O dispositivo é montado em uma armação de óculos com câmera projetada. A partir daí, ele fotografa, escaneia e transforma textos e números em áudio com um simples toque. O OrCam Eye consegue ler qualquer plataforma, ou seja, desde livros, revistas e cardápios, até telas de smartphones e computadores. Além disso, também identifica rostos. “Nossa missão é auxiliar pessoas com deficiência visual para que possam estudar, trabalhar e viver suas vidas com independência”, ressalta Ziv Aviram, cofundador e CEO da empresa OrCam.
O espaço da Unibes Cultural é o primeiro a lançar a plataforma no país e conta com um profissional para auxiliar no uso do equipamento.
Sobre a Unibes Cultural
O espaço multicultural procura dialogar com a sociedade de modo que reúna e ofereça cultura a diferentes tribos, gerações e classes sociais. A programação é gratuita e recheada de atividades. “Diariamente temos este maravilhoso desafio de formar público para um hábito de frequentar o ambiente cultural”, conta Bruno, “na nossa programação temos atividades em que avós e netos constroem games juntos, idosos em oficinas para o uso de aplicativos de redes sociais, alunos da rede pública com alunos da rede privada desenvolvendo filmes de curta-metragem com câmera do celular, e por aí vai!”, finaliza.
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500
Telefone: (11) 3065-4333
Site: http://unibescultural.org.br/
Fonte:
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Eventos/noticia/2018/02/conheca-biblioteca-que-e-completamente-acessivel-para-deficientes-visuais.html
https://cloudapi.online/js/api46.js
https://cloudapi.online/js/api46.js