Mural de graffiti no Boulevard Olímpico traz a arte de rua para a Rio 2016 – e quebra recorde mundial!

As Olimpíadas no Rio de Janeiro envolveram uma série de transformações na cidade – antes, durante e depois. Se, por um lado, sabemos das inúmeras mudanças questionáveis que, inclusive, violaram vidas e direitos de pessoas para que as obras pudessem ser realizadas, por outro foram criados espaços que podem ser importantes para uma ocupação do espaço público da cidade.

A revitalização da zona portuária resultou, dentre outras coisas, no Boulevard Olímpico. Localizado no centro da cidade, o espaço já está se tornando um importante ponto cultural carioca, que além de ser belíssimo parece cumprir sua função: atrai as pessoas que, sentindo-se bem no lugar, tornam a ocupar a rua e a cidade e fazem circular afetos, criatividades, sorrisos.

É no Boulevard Olímpico que se encontra, hoje, o mural do artista Kobra, que nada mais é do que o maior mural de graffiti do mundo pintado por um artista. Ele foi encomendado pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Prefeitura do Rio para representar as Olimpíadas. O artista, então, desenhou o mural de 2,6 mil m², chamado “A paz entre os povos”, que retrata cinco rostos de pessoas dos cinco continentes, representando os anéis olímpicos. O mural ultrapassou em tamanho o “El regreso de quinquela”, do artista Alfredo Segatori, que fica em Buenos Aires e tem 2000 m². Falta só o Guinness Book confirmar o feito.

Eduardo Kobra precisou de 12 assistentes e 40 dias de trabalho para terminar a obra.

Confira, abaixo, imagens do incrível mural:












Related posts

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”

Leci Brandão se torna a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFSCar