As Olimpíadas no Rio de Janeiro envolveram uma série de transformações na cidade – antes, durante e depois. Se, por um lado, sabemos das inúmeras mudanças questionáveis que, inclusive, violaram vidas e direitos de pessoas para que as obras pudessem ser realizadas, por outro foram criados espaços que podem ser importantes para uma ocupação do espaço público da cidade.
A revitalização da zona portuária resultou, dentre outras coisas, no Boulevard Olímpico. Localizado no centro da cidade, o espaço já está se tornando um importante ponto cultural carioca, que além de ser belíssimo parece cumprir sua função: atrai as pessoas que, sentindo-se bem no lugar, tornam a ocupar a rua e a cidade e fazem circular afetos, criatividades, sorrisos.
É no Boulevard Olímpico que se encontra, hoje, o mural do artista Kobra, que nada mais é do que o maior mural de graffiti do mundo pintado por um artista. Ele foi encomendado pelo Comitê Olímpico Internacional e pela Prefeitura do Rio para representar as Olimpíadas. O artista, então, desenhou o mural de 2,6 mil m², chamado “A paz entre os povos”, que retrata cinco rostos de pessoas dos cinco continentes, representando os anéis olímpicos. O mural ultrapassou em tamanho o “El regreso de quinquela”, do artista Alfredo Segatori, que fica em Buenos Aires e tem 2000 m². Falta só o Guinness Book confirmar o feito.
Eduardo Kobra precisou de 12 assistentes e 40 dias de trabalho para terminar a obra.
Confira, abaixo, imagens do incrível mural: