12 fotos nunca antes vistas da Europa pós II Guerra Mundial

[Postado por Observador]

Foi em 8 de maio de 1945 que teve fim a II Guerra Mundial. Os responsáveis alemães assinaram um documento em Reims onde se lê, logo no primeiro ponto: “Nós, abaixo assinados, agindo por autoridade dos Altos Comandos da Alemanha, vimos por este meio render-nos incondicionalmente ao Comando Supremo, à Força Expedicionária dos Aliados e simultaneamente aos Altos Comandos Soviéticos em todas as forças em terra, mar e no ar que estão neste momento sob controlo alemão”.

Na semana em que se celebravam os 71 anos da rendição alemã, a Magnum Photos disponibilizou 12 imagens de David Seymour que mostram como estava a Europa em 1947, dois anos depois do fim da II Guerra Mundial. Esta agência de fotografias francesa surgiu precisamente em 1947 pelas mãos do famoso fotógrafo Robert Capa, experiente em cenários de guerra. Confira:

1- Dois homens bebem em Omaha Beach em 1947. Omaha foi o nome de código de um dos 5 setores da invasão dos Aliados no Dia D.

2- Uma mulher caminha em Omaha Beach, Normandia, França, em 1947, três anos depois de as forças Aliadas terem invadido França ocupada pela Alemanha.

3- A bandeira norte-americana hasteada num cemitério militar de Omaha Beach. A praia está localizada na costa da Normandia, em território francês e de frente ao Canal da Mancha, e possui uma extensão de 8 km.

4- Um tanque Panther alemão destruído na Bélgica em 1947.

5- Roupa dos militares norte-americanos que foi deixada para trás foi depois utilizada por civis no cerco de Bastogne, Bélgica, em 1947.

6- Trabalhadores em Bastogne, Bélgica, palco de um grande confronto da guerra em dezembro de 1944: o cerco de Bastogne. O controle da cidade era fundamental para os alemães, o general Patton e as forças americanas ajudaram os alemães a bater em retirada.

7- Uma menina debruça-se num cemitério norte-americano em Margraten, na Holanda, em 1947.

8- Ponte em Nijmegen, na Holanda, em 1947. Nijmegen foi palco de uma das maiores operações aéreas da guerra. Depois de libertada (como todo o sul da Holanda), voltou a ser ocupada após a derrota na batalha de Arnhem. Hoje, faz parte da Rota Memorial.

9- Pessoas caminham ao lado de um edifício destruído em Nijmegen, em 1947.

10- Uma sepultura alemã na Floresta de Hurtgen, em Aachen, na Alemanha.

11- O jardim da Chancelaria do Reich em Berlim, local onde os corpos de Hitler e da mulher foram cremados pelos funcionários.

12- Berlim em 1947.As portas de Bradenburgo, ‘testemunhas’ e ‘vítimas’ dos muitos bombardeamentos da cidade.

[Matéria original no link: http://observador.pt/2016/05/16/fotos-nunca-vistas-da-europa-da-ii-guerra-mundial/]

Related posts

8 curiosidades sobre o escritor Eduardo Galeano

“Frozen”, arromanticidade e assexualidade: como Elsa se tornou um ícone da comunidade aro-ace

5 livros sobre feminismo e negritude indicados pela ativista Simone Nascimento