10 obras de artistas influenciados pelo quadro Nighthawks, de Edward Hopper

[Postado por MentalFloss]

Se o antigo ditado está certo e a imitação é realmente a mais sincera forma de elogio, então Edward Hopper pode ser um dos artistas mais elogiados de todos os tempos. E Nightawks, seu quadro de 1942 de um desolado restaurante no meio da noite, deve ser sua obra prima.

Além de ser um dos quadros americanos mais reconhecidos do mundo, Nightawks também é um dos mais imitados. Da arte ao cinema, da música à poesia, a ode de Hopper à solidão tem sido honrada, copiada, satirizada e analisada há mais de 70 anos. Veremos, abaixo, 10 artistas que homenagearam o quadro mais conhecido de Hopper em seus próprios trabalhos. Confira:

1. GEORGE SEGAL, THE DINER (1964-1966)

O artista pop George Segal adaptou o mesmo processo usado para fazer gessos ortopédicos para criar sua obra em tamanho real, que ele chama de “esculturas de situações”. No caso de O Jantar, finalizado em 1966, ele usou partes de uma mesa e louças reais para criar sua obra, que tem o mesmo tom de isolamento de Nightawks.

2. TOM WAITS, NIGHTHAWKS AT THE DINER (1975)

O título, capa e letras do primeiro álbum ao vivo de Tom Waits são todos inspirados em Hopper. Seu nome de trabalho, Nighthawk Postcards from Easy Street , foi alterado para refletir a linha de abertura de “Eggs and Sausage”, a terceira música do álbum.

3. DARIO ARGENTO, DEEP RED (1976)

Frequentemente diversos diretores de cinema tentaram dar vida à famosa cena do jantar de Hopper, o que ficou conhecido como “Filmagens Nightawks”. O mestre de horror italiano Dario Argent, em 1976, recriou Hopper no filme Deep Red.

4. RALPH GOINGS, TILED LUNCH COUNTER (1979)

Tiled Lunch Counter é apenas uma das muitas cenas de jantar captadas pelo fotógrafo realista Ralph Goings, cujo trabalho tem uma abordagem um tanto quanto mais “solar” do que Hopper em seu esquema de iluminação, mas que evoca uma sensação semelhante de alienação.

5. HERBERT ROSS, PENNIES FROM HEAVEN (1981)


Cinco anos depois de Argento, o diretor Herbert Ross criou uma réplica do jantar de Hopper no musical Pennies from Heaven, com Steve Martin e Bernadette Peters.

6. RIDLEY SCOTT, BLADE RUNNER (1982)

Embora futurista em seu conteúdo e concepções visuais, o diretor Ridley Scott cita Nighthawks como uma grande influência sobre o olhar de Blade Runner. Em Paul M. Sammon Future Noir: The Making of Blade Runner, Scott observa: ” Eu estava constantemente chamando atenção para uma reprodução desta pintura sob os narizes da equipe de produção para ilustrar a aparência e humor que eu estava procurando. “

7. GOTTFRIED HELNWEIN, BOULEVARD OF BROKEN DREAMS (1984)

Em 1984, o artista austríaco Gottfried Helnwein contou sua versão pop de Nightawks quando ele pintou Boulevard of Broken Dreams, uma réplica quase exata do original de Hopper, com as pessoas do quadro original substituídas por James Dean, Humphrey Bogart e Marilyn Monroe, que está sendo servida por Elvis Presley.

8. JOYCE CAROL OATES’ EDWARD HOPPER’S NIGHTHAWKS, 1942(1997)

Apenas Hopper sabe ao certo o que os personagens em Nighthawks está pensando. Mas Joyce Carol Oates tentou imaginar esses monólogos interiores em seu poema, Nighthawks de Edward Hopper de 1942, focando principalmente na única mulher da pintura. O poema começa assim:

Os três homens estão inteiramente vestidos, mangas longas,
até mesmo chapéus, mesmo sendo do lado de dentro, e fortemente iluminado,
e há uma mulher. A mulher está vestindo
um vestido vermelho de mangas curtas feito para mostrar seus braços,
uma curva de seu peito; ela está contemplando
um cigarro em sua mão direita, pensando que
sua companhia finalmente deixou sua esposa mas
pode ela confiar nele?

9. WIM WENDERS, THE END OF VIOLENCE (1997)

Talvez Wim Winders tenha resumido a fascinação dos diretores de cinema com Hopper com ele disse a uma revista que “você sempre pode dizer onde a câmera está”. Em 1997, ele era mais um diretor a recriar o quadro de Hopper em The End of Violence.

10. BANKSY, NIGHTHAWKS (2005)

O legendário artista de rua Banksy fez sua própria visão sobre a pintura de Hopper com sua paródia de 2005, em que um hooligan de futebol sem camisa esmaga a janela da lanchonete.

Fonte: http://mentalfloss.com/article/50703/10-artists-influenced-edward-hoppers-nighthawks

Related posts

Qual o valor da sua leitura? Ser humano levaria 5 meses para ler os 500 melhores livros do mundo, diz pesquisa

“Frozen”, arromanticidade e assexualidade: como Elsa se tornou um ícone da comunidade aro-ace

Com inauguração prevista para setembro, livraria em SP viraliza com banner divertido

Comentários estão fechados.

Add Comment