8 clássicos da literatura imortalizados em quadrinhos

Obras tradicionais da literatura universal, como Frankenstein, A volta ao mundo em 80 dias, Robinson Crusoé, entre tantos outros, já ganharam as mais diversas roupagens seja na televisão, no cinema e até em adaptações infantis para a literatura. São histórias que em diversas expressões de arte fazem parte da vida de milhares de leitores ao redor do globo. Quando transformadas em HQ o misto entre palavra e imagem parece pontecializar esta relação.

No Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, comemorado em 30 de janeiro, indicamos os livros da série Ex Libris, voltados ao público juvenil e publicados em parceria com a editora francesa Delcourt, especializada no formato. A coleção conta com oito romances ricamente adaptados por mestres franceses dos quadrinhos e traduzidos por Luciano Vieira Machado. Aqui no Brasil, o lançamento foi feito pela Editora Salamandra. 

O NotaTerapia selecionou 8 livros da coleção. Confira:

1- Oliver Twist – Original de Charles Dickens, roteiro de Loïc Dauvillier e ilustrações Olivier Deloye


Oliver Twist nasce alguns minutos antes da morte da mãe. Após acontecimento tão infeliz, a vida não se apresenta muito auspiciosa para ele… Em um mundo que não o afagará, o menino é vítima das mais absolutas privações. Ele tem de crescer e sobreviver, mas como fugir à fome e aos maus-tratos sem se tornar criminoso?



2- Os Três Mosqueteiros – Original de Alexandre Dumas, roteiro e desenhos de Jean David Morvan, Michel Dufranne e Rubén


Clássico da literatura, o livro de Alexandre Dumas foi publicado pela primeira vez em folhetim de março a julho de 1844, no jornal Le Sièle, na França e conta a história de três destemidos e experientes mosqueteiros que recebem em sua companhia o jovem D’Artagnan. Uma série de acontecimentos, duelos e aventuras de tirar o fôlego!

3- A Guerra dos Botões – Original de Louis Pergaud, roteiro de Philippe Thirault e ilustrações de Aude Soleilhac e Isabelle Merlet

Como acontece todos os anos, as crianças de duas aldeias vizinhas travam uma guerra com porretes, pedras e estilingues. Naquele ano, sob a liderança de Lebrac, os garotos de Longeverne têm a ideia de despojar os inimigos de seus botões, para obrigá-los a voltar aos trapos para casa. A humilhação é certa, e a surra, garantida.


4- A ilha do tesouro – Original de Robert Louis Stevenson, roteiro e desenhos de David Chauvel, Fred Simon e Jean-Luc-Simon


A vida de Jim Hawkins muda no dia em que um ex-pirata colérico se instala na hospedaria de seu pai. Eles se tornam amigos, mas o velho lobo do mar morre pouco depois. Então, Jim descobre na arca do pirata o mapa de um tesouro pertencente ao famoso capitão Flint. A caça ao tesouro está prestes a começar…

 

 5- A volta ao mundo em 80 dias – Original de Júlio Verne, roteiro de Loïc Dauvillier e ilustrações de Aude Soleilhac e Anne-Claire Jouvray


Londres, 1872. O criado Passepartout começa a trabalhar para o severo e implicante Phileas Fogg. Esse último aposta com os amigos que dará a volta ao mundo em oitenta dias, e, no dia seguinte, Fogg e Passepartout embarcam numa viagem cheia de armadilhas. Mas os dois ignoram estar sendo seguidos por um obstinado investigador de polícia, um homem convencido de que Fogg é o responsável pelo furto ao Banco da Inglaterra…

6- As aventuras de Tom Sawyer – Original de Mark Twain, roteiro e desenhos de Jean David Morvan e Frédérique Voulyzé


Tom Sawyer é um jovem órfão que vive com seu irmãozinho Sid na casa de sua tia Polly. Preguiçoso de marca maior, ele se recusa a fazer qualquer esforço, salvo quando se trata de seduzir a bela Becky. Com seu companheiro Huck, Tom se entrega a todo tipo de bagunça; os dois vivem pregando peças e pintando o sete, até o dia em que testemunham um assassinato…

7- Frankenstein –Original de Mary Shelley, roteiro de Roteiro e desenhos de Marion Mousse, cores por Marie Galopin


Victor Frankenstein, cientista de Genebra, é recolhido do gelo pela tripulação de um navio a caminho do polo Norte. Atormentado, conta sua história ao capitão do navio: algum tempo antes, ele conseguira dar vida a uma criatura sobre-humana. Esta, porém, logo espalha o terror à sua volta…


8- Robinson Crusoé – Original de Daniel Defoe, roteiro, desenhos e cores de Christoph Gauthier


Ano de 1651. Robinson Crusoé, aristocrata orgulhoso, rompe com a família e decide correr o mundo. Mau marinheiro, ele vai parar numa ilha deserta depois de um naufrágio. Único a se salvar, tenta por todos os meios sobreviver e lutar contra a loucura e o isolamento…

Related posts

Novela de Thomas Mann: o fascismo é capaz de hipnotizar?

8 curiosidades sobre o escritor Eduardo Galeano

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?