7 filmes brasileiros indicados pelo elenco da série “Ângela Diniz”

O cinema brasileiro vem fazendo sucesso dentro e fora do país. Com o intuito de divulgá-lo ainda mais, reunimos algumas sugestões de artistas famosos. No Festival do Rio, o elenco da série “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada“, exibida na HBOmax, foi entrevistado e cada um indicou 3 filmes que todo brasileiro precisa assistir. Confira:

Majorie Estiano

1.Filmes de Carolina Markowicz – A cineasta e roteirista possui vários curtas e longas-metragens no currículo. Eles foram exibidos em mais de 400 festivais de cinema de todo o mundo e conquistaram diversos prêmios. Estão entre os títulos mais conhecidos: O órfão (2018), Carvão (2022) e Pedágio (2023).

2. Manas (2024)

Sinopse: Manas apresenta a história de Marcielle (Jamilli Correa), uma jovem de apenas 13 anos inserida em um meio repleto de violências dentro da periferia onde mora. Moradora da Ilha de Marajó, no Pará, junto com o seu pai, Marcílio (Rômulo Braga), sua mãe, Danielle (Fátima Macedo), e três irmãos. A menina sofre com a perda da sua irmã mais velha Claudinha, que partiu para bem longe de onde moravam após arrumar um homem que circulava pela bacia hidrográfica que banha a região. Marcielle, agora mais experiente com a vida, começa a ter uma percepção diferente em relação às suas idealizações. Ela entendeu que as mesmas estão presas em um ambiente marcado por dor e sofrimento. Preocupada com a irmã mais nova e ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.

3. A melhor mãe do mundo (2025)

Sinopse: Novo filme da cineasta Anna Muylaert, A Melhor Mãe do Mundo acompanha uma catadora de recicláveis chamada Gal (Shirley Cruz) que decide fugir dos abusos do marido Leandro (Seu Jorge) após tentar denunciá-lo e ser ignorada pela polícia. Focada em proteger seus filhos, a mulher abandona a casa, coloca suas duas crianças pequenas, Rihanna e Benin, na carroça e as leva numa jornada pela cidade de São Paulo. Tentando garantir a inocência dos filhos, Gal os faz acreditar que estão vivendo uma grande aventura, mesmo diante de inúmeros sacrifícios e perigos da rua. A Melhor Mãe do Mundo conta a história de resiliência, coragem e amor de uma mãe que toma uma decisão brutal para lutar pela segurança e um futuro melhor para seus filhos.

Leia também: 3 filmes brasileiros indicados por Danton Mello

Emilio Dantas

4. Estômago (2007)

Sinopse: Em Estômago, dirigido por Marcos Jorge, a história acompanha Raimundo Nonato (João Miguel), um homem que, em busca de uma vida melhor, se muda para a cidade grande com grandes esperanças. Inicialmente contratado como faxineiro em um bar modesto, Raimundo logo revela um talento inato para a culinária. Suas habilidades na cozinha, especialmente com suas deliciosas coxinhas, transformam o bar em um sucesso inesperado. Esse novo prestígio atrai a atenção de Giovanni (Carlo Briani), o proprietário de um renomado restaurante italiano na região, que vê em Raimundo uma grande promessa e o contrata como assistente de cozinheiro. À medida que Raimundo mergulha no mundo da cozinha italiana, ele não só descobre uma nova paixão pela gastronomia, mas também experimenta uma vida de melhorias significativas. Ele ganha uma casa própria, roupas melhores, novos relacionamentos sociais e, mais importante, encontra o amor na figura de Iria (Fabiula Nascimento), uma prostituta que entra em sua vida trazendo complicações e alegrias. “Estômago” é uma jornada emocional e saborosa sobre a ascensão de um homem comum que, com talento e determinação, transforma sua vida e descobre o verdadeiro sabor da felicidade e realização pessoal.

5. Cidade de Deus (2002)

Sinopse: Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé são grandes amigos, que cresceram juntos imersos em um universo de muita violência. Na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro, os caminhos das duas crianças divergem, quando um se esforça para se tornar um fotógrafo e o outro o chefe do tráfico. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que vive amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, e acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, enquanto Dadinho, agora Zé Pequeno (Leandro Firmino), se torna o temido chefe do tráfico da região, continuando com o legado de violência que remonta a décadas anteriores – e parece ser infinita. Considerado um dos melhores filmes da história do cinema brasileiro.

6. Os três Zuretas (1997)

Sinopse: No começo dos anos 60, três meninos, Joaquim, Zezo e Pelé começam a achar que talvez tenham o poder de invocar o Demônio para conseguir coisas. Em meio às trapalhadas e descobertas, eles chegam ao primeiro dilema de suas vidas: a escolha entre o bem e o mal.

Thiago Lacerda

7. Pixote (1980)

Sinopse: Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua “educação”, pois conviveu com todo os tipos de criminosos e jovens delinquente. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.

Além desse filme, Thiago Lacerda indicou Quem está aí? (2022), filme russo, e Cidade de Deus, já citado anteriormente.

Confira a entrevista:

Fonte: adorocinema

Related posts

Os 5 livros preferidos de David Bowie

3 filmes brasileiros indicados por Danton Mello

8 livros, contos e filmes que abordam o feminicídio