“Nó da madeira”, de Luciana Lubiana narra ternura e trauma na relação com o pai


“Nó da madeira”: Livro reúne 20 crônicas que podem ser lidas isoladamente ou como um trajeto cronológico de acontecimentos familiares da infância à vida adulta

“Nó da madeira”, publicado pela Editora Patuá, é a estreia da carioca Luciana Lubiana na literatura, O livro traz narrativas curtas e autobiográficas, que podem ser lidas isoladamente ou como um percurso de acontecimentos familiares que vai da infância à vida adulta.

A autora constrói, em tom prosaico, o retrato de uma família a partir das impressões ambíguas deixadas pela figura paterna. As vinte crônicas de caráter memorialístico, intercaladas com citações e poemas breves, convidam quem lê a um percurso sentimental.

“Foi um livro difícil de escrever e de digerir; muitas memórias me atravessaram, precisei fazer pausas, recomeçar. Após cerca de um ano, finalmente o nó estava sendo criado e, paradoxalmente, se libertou para ganhar vida”, conta.

No prefácio assinado pelo escritor Luca Brandão, lemos um conselho: ”Leia e se volte à autora, mande mensagens, compartilhe que você também teve uma família como a dela; que sentiu pena, raiva, alegria enquanto a lia; que riu e chorou com as histórias; e que também sentiu saudade do pai.”

Passada a infância, como confrontar os contornos da figura paterna que fica, e que se renova com a memória? Eis o fio condutor das crônicas sentimentais de Luciana Lubiana em “Nó da Madeira”.

Leia também: “Baleia”: Felipe Bier estreia na poesia em busca de novos horizontes estéticos e “natureza ativa”

Os textos apresentam épocas e acontecimentos distintos de um mesmo cotidiano familiar. O cotidiano, aliás, é um motor para vários âmbitos de sua vida: “É do cotidiano que parto, não só na escrita, mas também no exercício da escuta como psicóloga, na arte desafiadora e delicada de criar meu filho, nos encontros e desencontros que me atravessam”, conclui.

Para saber mais sobre o livro, acesse: https://www.editorapatua.com.br/no-da-madeira-cronicas-de-luciana-lubiana/p.

Sobre a autora:

Luciana Lubiana nasceu no Rio de Janeiro, onde viveu por 29 anos. Graduou-se em Comunicação Social e trabalhou por mais de uma década no mundo corporativo.

Depois, viveu 11 anos em São Paulo, onde concluiu sua segunda graduação em Psicologia e teve seu filho. Hoje, mora em Santiago, no Chile. Psicóloga e escritora, estreia na literatura com o livro de crônicas Nó da madeira (Editora Patuá, 2025).

Related posts

Material didático de Tarcísio de Freitas afirma que a Segunda Guerra ocorreu na década de 1950

Você fala pretuguês e não sabia! O que é o “pretuguês” citado por Ana Maria Gonçalves?

Solo inédito com Marcelo Olinto, “A Construção” faz curta temporada na Sede da Cia. dos Atores