“Casos de cinema: O Terror nos Tribunais”: Livro revela batalhas judiciais por trás de filmes clássicos

Livro inédito de escritor curitibano revela as batalhas judiciais secretas por trás de clássicos como Sexta-Feira 13, O Exorcista e Psicose.

Enquanto as câmeras gravam, o verdadeiro drama acontece nos salões dos tribunais. O livro “Casos de Cinema: O Terror nos Tribunais” (Editora Madrepérola/2025) chega para expor a intersecção fascinante e tensa entre o universo do horror cinematográfico e a complexidade do direito, revelando as batalhas legais que moldaram o destino de franquias mundiais do cinema de horror como Sexta-Feira 13, Psicose e O Exorcista.

Escrito pelo advogado e mestre em Propriedade Intelectual, Gustavo Fortunato D’amico, o livro traduz o “juridiquês” em uma linguagem acessível e apaixonante, usando o terror como pano de fundo para discutir a importância da propriedade intelectual para a economia criativa.

A obra mergulha em detalhes sobre grandes filmes de terror incluíndo:

A disputa dos herdeiros de Bela Lugosi contra a Universal Pictures pelo direito de imagem de Drácula.

O processo que tirou Jason Voorhees de circulação por anos, evidenciando a importância dos contratos, no capítulo sobre Sexta-Feira 13.

As brigas judiciais por trás da máscara de Michael Myers.

O embate que envolveu Leatherface e o ator Matthew McConaughey.

Leia também: Com ‘O Agente Secreto’, cinema brasileiro sobre a ditadura fica mais instigante a cada ano

Casos de cinema: Por trás das câmeras e nos salões de tribunais, o verdadeiro terror ganha vida. Um livro imperdível para cinéfilos e curiosos das leis!

O livro explora as intersecções entre o mundo do cinema, especialmente o gênero de terror, e o universo jurídico, trazendo uma análise fascinante e acessível de disputas judiciais envolvendo filmes icônicos. A partir de casos reais, o autor investiga como a criatividade dos cineastas pode esbarrar em questões jurídicas, impactando produções e legados de obras clássicas. Exemplos incluem disputas sobre o uso de personagens icônicos, problemas com adaptações de histórias e processos envolvendo *merchandising* e marketing.

Conciliando análise jurídica com paixão pelo cinema, Gustavo Fortunato D’Amico mostra como os conflitos nos bastidores podem ser tão dramáticos quanto os enredos dessas produções. É um livro ideal para amantes de cinema, profissionais do direito e curiosos sobre o impacto das leis no entretenimento. Para a abertura de cada capítulo do livro foram encomendadas ilustrações exclusivas do artista que retratam cada filme explordo pelo autor

“Casos de Cinema: O Terror nos Tribunais, é uma obra com uma série de embates que interessarão a qualquer aficionado pelo gênero. […] Seu texto é claro e livre de jargões, mas o rigor técnico está presente. Uma façanha a ser celebrada por qualquer fã de histórias arrepiantes, sejam elas ficcionais ou reais.”
Oscar Nestarez, escritor best-seller no genero terror, colunista da revista Galileu e pesquisador da ficção de horror.

Sobre o Autor

Gustavo Fortunato D’amico é autor dedicado à pesquisa e à escrita sobre a propriedade intelectual e tecnologia. É advogado especializado em direitos autorais e entretenimento, além de Sócio da FBC Consultoria Jurídica.

Com uma sólida formação acadêmica e profissional, é Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT/UFPR, pós-graduado pela Universidade Positivo e EBRADI. Possui certificações internacionais nos cursos CopyrightX pela Harvard Law School e em U.S. Intellectual Property Law pela Stanford Law School. É Pesquisador Sênior do Grupo de Estudos de Direitos Autorais e Industriais (GEDAI/UFPR) e Membro de associações de destaque como a ASPI, ABDA e ANADD. Atualmente, exerce os cargos de secretário e Membro Relator em Comissões da OAB/PR.

Siga o autor no Instagram @escritorgustavofortunato

O livro está sendo vendido no site da editora Madrepérola ao valor de R$ 69,90 (sessenta e nove reais e noventa centavos).

https://www.editoramadreperola.com/produto/casosdecinema/Compre o livro aqui!

Para Contato e Entrevistas: Lívio Meireles Capeleto
E-mail: casaprojetosliterarios@gmail.com
+55 19 99850-7858

Related posts

“Baleia”: Felipe Bier estreia na poesia em busca de novos horizontes estéticos e “natureza ativa”

A poesia livre, revolucionária e brilhante de Gilka Machado em “Poesia completa”

Conceição Evaristo e “Carolina Maria de Jesus” se encontram ao final das filmagens de Quarto de Despejo