Boneca Eva completa 45 anos ainda atraindo turistas em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro

Com seus 45 metros de comprimento, a famosa boneca Eva continua sendo um dos principais cartões-postais de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Vestida de calça jeans e deitada de bruços no Alto do Teleférico, a escultura chama a atenção de turistas não só pelo seu tamanho, mas também pela proposta educativa: dentro dela, os visitantes podem explorar o funcionamento do corpo humano em um passeio de 15 minutos.

Uma viagem pelo corpo humano

Criada na década de 1980, a boneca possui um mecanismo interativo que permite aos visitantes entrar pelos pés e sair pela cabeça, percorrendo seus órgãos internos enquanto um áudio explicativo narra as funções do coração, sistema digestivo, reprodutor e até uma simulação de gestação. O coração da boneca bate, e os visitantes podem ouvir seus sons, tornando a experiência imersiva e educativa.

História e curiosidades

Segundo Rodolfo Acri, presidente do Teleférico de Nova Friburgo, a boneca Eva é única no mundo. Originalmente, ela pertenceu ao Tivoli Parque, um parque de diversões que funcionou na Lagoa, Rio de Janeiro, entre 1973 e 1995. Após o fechamento do parque, a boneca viajou pelo Brasil em uma carreta, até se estabelecer definitivamente em Nova Friburgo em 2010. Depois de uma reforma, foi reinaugurada em 2014 e desde então se tornou uma das atrações mais curiosas da cidade.

Sucesso entre turistas

Mesmo após 45 anos, a boneca Eva segue fascinando visitantes de todas as idades. Sua localização no Alto do Teleférico oferece ainda uma vista privilegiada da cidade, combinando diversão, conhecimento e paisagem.

Que tal conhecer essa gigante da Serra Fluminense? 😊

Related posts

Tradicionais Anuários da Editora Pensamento trazem previsões e conselhos exclusivos para 2026

O que foi a experiência de “Angicos” em que Paulo Freire alfabetizou 300 adultos em 40 horas?

Horror, xenofobia e o estrangeiro: A política do medo, imperialismo e colonização em Drácula de Bram Stoker