Dom Casmurro ganha vida nos palcos em um musical envolvente! A obra de Machado de Assis é revisitada por um elenco talentoso e uma trilha sonora original. Com direção de Zé Henrique de Paula e contribuição da dupla Guilherme Gila e Davi Novaes, o clássico ganha uma nova perspectiva.
Nunca estive na Broadway, mas imagino que assim como tudo nos Estados Unidos é grande, a Broadway deve seguir pelo mesmo caminho, com suas mega produções, que necessitam de grandes equipes para contar histórias clássicas. Mas como fazer grandes produções no Brasil, sem fomento, ou sem grandes patrocinadores? Como contar uma história clássica apresentando um novo olhar, sem deixar o encanto do musical de lado? Dom Casmurro consegue responder essas perguntas.
Apresentado no Teatro Estúdio, inaugurado em 6 de julho, Dom Casmurro aproveita da estrutura do teatro para deixar a atuação mais próxima do público, permitindo assim que pequenos gestos e olhares sutis, sejam percebidos pelo público, sendo o caso dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada de Capitu interpretada por Luci Salutes.
O espetáculo adapta muito bem o texto original, com cenas dinâmicas, abrindo espaço para que as músicas sejam encaixadas durante a narrativa do texto e permitindo que os fãs da obra e do estilo do escritor carioca apreciem também essa montagem.
No elenco temos um pequeno grupo de brilhantes atores como Luci Salutes, Rodrigo Mercadante, Cleomácio Inácio, Larissa Carneiro, Fábio Enriquez, Nábia Villela e Eduardo Leão. Todos estão bem em cena, mas Rodrigo Mercadante como ator-narrador desenvolve seu papel com maestria dando vida a Bentinho. Luci Salutes, por sua vez, responsável por dar um novo olhar para Capitu, apresenta uma sensibilidade e doçura em cena, deixando um vazio gigante no coração de todo o público ao fim de sua performance.
Não há como não destacar a equipe técnica do musical. Guilherme Gila responsável pelas letras, músicas e direção musical, desenvolve uma trilha sonora que completa a dramaturgia, com toques e swingues tipicamente brasileiros. Samir Alves responsável pelos arranjos, e Fran Barros com seu desenho de luz, constroem junto a banda uma sensação de envolvimento com a casa onde morava Bentinho e Capitu, transformando o espetáculo numa obra-prima digna de Machado de Assis.
Dom Casmurro tem a direção-geral de Zé Henrique de Paula, nome conhecido por quem gosta de musical em São Paulo, responsável pelos espetáculos Urinal, O Musical, Chaves – Um Tributo Musical, Brenda Lee e o Palácio das Princesas.
Acredito que fazer musicais no Brasil deve ser extremamente desafiador, ainda mais quando sabemos que há uma excelente qualidade técnica no que está sendo apresentado. Acredito que o público busque sempre os grandes espetáculos, o que de certa forma é triste, pois espetáculos como Dom Casmurro, que são simples em sua estrutura, também são riquíssimos ao manter o foco naquilo que é essencial em um musical: qualidade técnica da atuação, da banda e, principalmente, da imaginação. Penso que dessa forma Zé Henrique de Paula se torna um grande alquimista por saber trabalhar os elementos que compõem um grande musical, e nesse Dom Casmurro, ele atua quase como um mago.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Davi Novaes (baseado na obra de Machado de Assis)
Letras, músicas e direção musical: Guilherme Gila
Direção geral: Zé Henrique de Paula
Direção de movimento: Zuba Janaína
Assistência de direção: Mafê Alcântara
Desenho de luz: Fran Barros
Desenho de som: Cauê Palumbo
Figurino: Ùga agÚ
Assistência de figurino: Cauã Stevaux, Gagum Silvestre, Mariana Garcia, Natália Munck e
Rafael Océa
Visagismo: Jo Sant Anna
Perucaria: Laerte Késsimos
Cenografia: Zé Henrique de Paula
Cenotécnico: Cauê Maia
Elenco: Luci Salutes, Rodrigo Mercadante, Cleomácio Inácio, Larissa Carneiro, Fábio Enriquez, Nábia Villela e Eduardo Leão
Piano e regência: Guilherme Gila
Violino: Samir Alves
Violoncelo: Felipe Parisi
Percussão: Daniel Alfaro
Transcrições: Samir Alves
Editoração: Felipe Parisi
Arranjos: Samir Alves e Guilherme Gila (com colaborações de Felipe Parisi e Daniel Alfaro)
Músicos substitutos: Bruna Barone (percussão), Giovanni Sartori (violoncelo) e Paulo Viel (violino)
Técnico de luz: Claudio Gutierres
Operação de som: Tatah Cerquinho
Técnico de som: Thiago Schin
Produção geral: A Casa que Fala e Tomate Produções
Coordenação de produção: Marcos Mattje e Rebeca Reis
Produção executiva: Titto Gonçalves e Rebeca Reis
Assistência de produção executiva: Gregory Pena
Assistência de produção: Anne Beatriz, Babi Trabasso, Gabriel Arjona, Giulia Lavinia, Victor Edwards e Vitor Colli
Identidade visual: Dan Maschio
Layout do programa: Isa++
Editoração do programa: Anne Beatriz
Assessoria de imprensa: GPress Comunicação (Grazy Pisacane)
Fotografia: Felipe Quintini, Pedro Veras e Hallan Fidelis.
SERVIÇO:
Local: Teatro Estúdio
Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos – São Paulo/SP
Temporada: 04/11 A 10/12
Sessões: segundas às 20h | terças às 20h | quartas às 20h (exceto 6/11)
Duração: aproximadamente 120 minutos (incluindo 15min de intervalo)
Classificação: Livre
Ingressos: R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)
Venda online: Sympla
(haverá bilheteria física no teatro 2h antes do início da sessão)