“Dom Casmurro”: musical renova a obra-prima de Machado de Assis com um olhar feminino

Dom Casmurro ganha vida nos palcos em um musical envolvente! A obra de Machado de Assis é revisitada por um elenco talentoso e uma trilha sonora original. Com direção de Zé Henrique de Paula e contribuição da dupla Guilherme Gila e Davi Novaes, o clássico ganha uma nova perspectiva.

Nunca estive na Broadway, mas imagino que assim como tudo nos Estados Unidos é grande, a Broadway deve seguir pelo mesmo caminho, com suas mega produções, que necessitam de grandes equipes para contar histórias clássicas. Mas como fazer grandes produções no Brasil, sem fomento, ou sem grandes patrocinadores? Como contar uma história clássica apresentando um novo olhar, sem deixar o encanto do musical de lado? Dom Casmurro consegue responder essas perguntas.

Apresentado no Teatro Estúdio, inaugurado em 6 de julho, Dom Casmurro aproveita da estrutura do teatro para deixar a atuação mais próxima do público, permitindo assim que pequenos gestos e olhares sutis, sejam percebidos pelo público, sendo o caso dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada de Capitu interpretada por Luci Salutes.

O espetáculo adapta muito bem o texto original, com cenas dinâmicas, abrindo espaço para que as músicas sejam encaixadas durante a narrativa do texto e permitindo que os fãs da obra e do estilo do escritor carioca apreciem também essa montagem.

No elenco temos um pequeno grupo de brilhantes atores como Luci Salutes, Rodrigo Mercadante, Cleomácio Inácio, Larissa Carneiro, Fábio Enriquez, Nábia Villela e Eduardo Leão. Todos estão bem em cena, mas Rodrigo Mercadante como ator-narrador desenvolve seu papel com maestria dando vida a Bentinho. Luci Salutes, por sua vez, responsável por dar um novo olhar para Capitu, apresenta uma sensibilidade e doçura em cena, deixando um vazio gigante no coração de todo o público ao fim de sua performance.

Não há como não destacar a equipe técnica do musical. Guilherme Gila responsável pelas letras, músicas e direção musical, desenvolve uma trilha sonora que completa a dramaturgia, com toques e swingues tipicamente brasileiros. Samir Alves responsável pelos arranjos, e Fran Barros com seu desenho de luz, constroem junto a banda uma sensação de envolvimento com a casa onde morava Bentinho e Capitu, transformando o espetáculo numa obra-prima digna de Machado de Assis.

Dom Casmurro tem a direção-geral de Zé Henrique de Paula, nome conhecido por quem gosta de musical em São Paulo, responsável pelos espetáculos Urinal, O Musical, Chaves – Um Tributo Musical, Brenda Lee e o Palácio das Princesas.

Acredito que fazer musicais no Brasil deve ser extremamente desafiador, ainda mais quando sabemos que há uma excelente qualidade técnica no que está sendo apresentado. Acredito que o público busque sempre os grandes espetáculos, o que de certa forma é triste, pois espetáculos como Dom Casmurro, que são simples em sua estrutura, também são riquíssimos ao manter o foco naquilo que é essencial em um musical: qualidade técnica da atuação, da banda e, principalmente, da imaginação. Penso que dessa forma Zé Henrique de Paula se torna um grande alquimista por saber trabalhar os elementos que compõem um grande musical, e nesse Dom Casmurro, ele atua quase como um mago.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Davi Novaes (baseado na obra de Machado de Assis)

Letras, músicas e direção musical: Guilherme Gila

Direção geral: Zé Henrique de Paula

Direção de movimento: Zuba Janaína

Assistência de direção: Mafê Alcântara

Desenho de luz: Fran Barros

Desenho de som: Cauê Palumbo

Figurino: Ùga agÚ

Assistência de figurino: Cauã Stevaux, Gagum Silvestre, Mariana Garcia, Natália Munck e

Rafael Océa

Visagismo: Jo Sant Anna

Perucaria: Laerte Késsimos

Cenografia: Zé Henrique de Paula

Cenotécnico: Cauê Maia

Elenco: Luci Salutes, Rodrigo Mercadante, Cleomácio Inácio, Larissa Carneiro, Fábio Enriquez, Nábia Villela e Eduardo Leão

Piano e regência: Guilherme Gila

Violino: Samir Alves

Violoncelo: Felipe Parisi

Percussão: Daniel Alfaro

Transcrições: Samir Alves

Editoração: Felipe Parisi

Arranjos: Samir Alves e Guilherme Gila (com colaborações de Felipe Parisi e Daniel Alfaro)

Músicos substitutos: Bruna Barone (percussão), Giovanni Sartori (violoncelo) e Paulo Viel (violino)

Técnico de luz: Claudio Gutierres

Operação de som: Tatah Cerquinho

Técnico de som: Thiago Schin

Produção geral: A Casa que Fala e Tomate Produções

Coordenação de produção: Marcos Mattje e Rebeca Reis

Produção executiva: Titto Gonçalves e Rebeca Reis

Assistência de produção executiva: Gregory Pena

Assistência de produção: Anne Beatriz, Babi Trabasso, Gabriel Arjona, Giulia Lavinia, Victor Edwards e Vitor Colli

Identidade visual: Dan Maschio

Layout do programa: Isa++

Editoração do programa: Anne Beatriz

Assessoria de imprensa: GPress Comunicação (Grazy Pisacane)

Fotografia: Felipe Quintini, Pedro Veras e Hallan Fidelis.

SERVIÇO:

Local: Teatro Estúdio

Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos – São Paulo/SP

Temporada: 04/11 A 10/12

Sessões: segundas às 20h | terças às 20h | quartas às 20h (exceto 6/11)

Duração: aproximadamente 120 minutos (incluindo 15min de intervalo)

Classificação: Livre

Ingressos: R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

Venda online: Sympla

(haverá bilheteria física no teatro 2h antes do início da sessão)

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