10 livros que foram essenciais na formação de Antonio Cicero

A série Ilustre Leitor, conduzida por Márcio Debellian, recebeu em 2022, no Teatro da Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro, o filósofo, escritor e poeta Antonio Cicero para conversar sobre livros. No bate-papo, ele declamou alguns poemas de cada livro selecionado e comentou sobre o primeiro contato com a poesia na escola. Além disso, relembrou a influência na adolescência de escritores e poetas estrangeiros durante o período que residiu nos Estados Unidos, a ida para Londres em razão de questões políticas e a amizade com Caetano Veloso.

Leia também: Antonio Cícero pratica eutanásia e deixa carta emocionante divulgada pela ABL. Leia aqui!

Confira os títulos indicados:

1.Poesia completa, de Carlos Drummond de Andrade

Sinopse: Essa obra e uma edição comemorativa do centenário do nascimento de Carlos Drummond de Andrade, seguida das disposições deixadas por ele. Drummond organizou pessoalmente em pastas títulos de sua vasta obra poética desde ‘Alguma poesia’ até ‘A paixão medida’. Todos os livros, reunidos neste volume único, foram alinhados em ordem cronológica.

Compre AQUI!

2. Obra poética, de Cecília Meireles

Compre AQUI!

3. Máquina de escrever: poesia reunida e revista, de Armando Freitas Filho

Sinopse: Ao completar 40 anos da publicação de sua primeira obra, Palavra, de 1963, Armando Freitas Filho lança Máquina de escrever Poesia reunida e revista. O livro agrupa outros 12 já publicados e um inédito: Numeral/Nominal, que abre o volume. São 608 páginas de poesia, revistas pelo autor, que, pessoalmente, digitalizou grande parte da obra.

Compre AQUI!

4. Obra poética, de Fernando Pessoa

Sinopse: A vasta produção poética de Fernando Pessoa ganha uma nova edição pela Nova Fronteira, dividida em dois volumes contidos em um box de luxo. A obra contempla os poemas escritos por Pessoa como ele mesmo e como outros poetas que criou, seus famosos heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, além da produção poética do autor em língua estrangeira e de algumas de suas traduções. Com uma variedade de temas, que incluem amor, filosofia, existencialismo, identidade e arte, os poemas de Pessoa e seus heterônimos exploram questões profundas e universais, enquanto desafiam a linguagem e as convenções literárias de sua época.

Compre AQUI!

5. Toda poesia, de Ferreira Gullar

Sinopse: Toda poesia reúne os dez livros de poemas de Ferreira Gullar, publicados ao longo de quase sessenta anos ― de A luta corporal, de 1954, até Em alguma parte alguma, de 2010 ―, tendo como base a edição revista pelo próprio poeta. No posfácio escrito especialmente para este volume, Antonio Cicero destaca a vasta dimensão da produção do autor de Poema sujo, que inclui “não apenas a beleza, mas a contingência, a precariedade, a banalidade, a feiura, a morte mesma que fazem parte essencial dessa experiência”.

Compre AQUI!

6. Poesia e prosa completas, de Gonçalves Dias

Sinopse: Essa edição reúne três das principais obra de Gonçalves Dias, famoso romancista e indianista Brasileiro. O autor nasceu em 1823 do relacionamento oficioso de um comerciante Português e uma mestiça Brasileira, advogado por formação ele é reconhecido como poeta, etnógrafo e jornalista.

7. Poesia completa, de João Cabral de Melo Neto

Sinopse: Um dos maiores poetas de língua portuguesa do século XX, João Cabral de Melo Neto ficou conhecido pelo estilo conciso, rigor formal e apurada crítica social ― numa comparação feita por ele mesmo, o poeta seria como um escultor, que incessantemente corta a pedra até que a escultura surja de dentro dela. Sua produção foi reunida em Poesia completa, que traz seus primeiros poemas e depois seu primeiro livro, Pedra do sono, lançado no início dos anos 1940, passando por textos que já se tornaram clássicos da nossa literatura como O cão sem plumas, Morte e vida Severina, A educação pela pedra, Museu de tudo, Auto do frade, até Sevilha andando, seu derradeiro livro.

Compre AQUI!

 8. Poesia completa e prosa, de Manuel Bandeira

Sinopse: Organizada pelo crítico literário e ensaísta André Seffrin, esta edição traz em seu primeiro volume todos os livros de poesia de Bandeira já publicados, ao lado de textos escritos em sua homenagem, uma alentada fortuna crítica sobre sua produção poética e um segmento bastante ampliado do teatro poético traduzido pelo autor, o qual havia sido parcialmente publicado na primeira edição da Aguilar, de 1958. No segundo volume, os leitores tem à sua disposição uma seleção bem representativa da inigualável prosa do escritor.

Compre AQUI!

9. Obra poética, de Sophia de Mello Breyner Andresen

10. Poesia completa e prosa, de Vinícius de Moraes

Sinopse: Essa obra reúne a obra poética e teatral completa e uma seleção de seu cancioneiro com algumas produções representativas das canções de câmara e populares. A edição engloba sob um plano inteiramente original a poesia publicada e dispersa do autor e recolhe ainda diversas reportagens poéticas.

Compre AQUI!

Veja o vídeo:

Fonte

Related posts

10 poetas da Primeira Guerra Mundial que você precisa conhecer

5 motivos para assistir à nova série da Turma da Mônica

Da ficção histórica ao gore: 5 livros perturbadores que valem o desconforto