5 filmes chineses contemporâneos para conhecer

Uma belíssima cena de artes marciais pode vir à cabeça quando o assunto é cinema chinês. Foram através de clássicos de ação da década de 70 como “O dragão chinês”, com Bruce Lee, e “O mestre invencível”, protagonizado por Jackie Chan, que muitos tiveram um primeiro contato com as produções feitas no país. Contudo, nas últimas décadas tivemos acesso a uma ampla variedade de gêneros, estilos e formas de retratar a própria China em um cinema que experimenta, arrisca e nos dá outras possibilidades de ver o mundo. 

Abaixo, uma lista com 5 filmes chineses contemporâneos para você conhecer:

Pérolas no mar (后来的我们)

Dois jovens do interior da China atropelados pela vida na cidade e pelas dificuldades que o dia a dia impõe. Misturando passado e presente, é um filme super poético e melancólico. Me deixou em prantos no final.

Longa jornada noite adentro (地球最後的夜晚)

Fruto de uma parceria China/França, é um filme, digamos, intrigante. Com uma fotografia belíssima, gira em torno da volta do personagem à cidade natal após a morte do pai, que se revela também uma busca por um amor do passado. Porém, o que chama a atenção não é tanto a história em si, mas sim a forma como ela é contata, deixando o telespectador perdido, inclusive com relação aos nossos sentidos. Um cinema noir mais diferentão.

Garota Americana (美国女孩)

Fen é uma adolescente de 13 anos que precisa retornar à Taiwan após a mãe descobrir um câncer. Além da complicada adaptação à nova rotina, ela precisa lidar com a difícil relação com a mãe e o medo do futuro. Bem sensível e traz questões interessantes sobre identidade.

Better Days (少年的你)

O bullying sob o ponto de vista das vítimas. Ponto alto é a atuação e a construção da amizade dos dois personagens principais, uma estudante vitima de bullying, e que está sob intensa pressão em razão das provas finais, e um jovem com problemas com a lei. Excelente.

Suk Suk: um amor em segredo (叔·叔)

Dois homens idosos e que passaram a vida sem assumir sua homossexualidade se conhecem e acabam se apaixonando. É super sensível e aborda temas importantes e muitas vezes ignorados, como o envelhecimento da população LGBTQIA+.

Leia também: Antologia Sino-Brasileira de Contos: livro gratuito fomenta integração cultural entre Brasil e China. Baixe aqui!

Festival de Cinema Chinês

Aproveitando o tópico, acontece entre os dias 04 e 08 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, o Festival de Cinema Chinês. Organizado pela China Film Administration, Embaixada da China no Brasil e Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro, com realização do China Cinema Archive e Secretaria Nacional de Cinema da China, e correalização do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), a mostra tem o apoio institucional do Ministério da Cultura do Brasil e do Governo Federal.

Na estreia, no Cine Odeon, tivemos a oportunidade de assistir ao longa “Jornada sem fim”, no original 三大队, a terceira equipe de polícia. Inspirado em uma história real retratada em um livro com o mesmo título e que foi sucesso de vendas na China, ele relata a difícil jornada do capitão Cheng Bing na caça a um suspeito de estupro e assassinato que conseguiu fugir de sua equipe. Após a exibição, teve um bate-papo com o diretor Dai Mo e com o ator que vive o protagonista, Zhang Yi, no qual ambos mostraram-se animados com a aproximação entre China e Brasil através do audiovisual.

Cena do filme “Jornada sem fim”, que abriu o Festival de Cinema Chinês no dia 04.11, no Cine Odeon

Você ainda pode assistir a estes filmes gratuitamente:

O Amor Nunca Termina

O filme conta a história de amor de dois casais idosos, Chang e Li, e Xie e Zhao. Apesar das dificuldades, incluindo a doença de Zhao, eles vivem intensamente seus últimos anos, expressando amor puro e incondicional até o fim.

Pégasus 2 

Após um acidente em Bayanbulak que quase encerra sua carreira, o piloto Zhang Chi começa a trabalhar em uma escola de direção. Cinco anos depois, ele recebe uma oferta para voltar às corridas e liderar a equipe Xindi Mechanical. Enfrentando desafios financeiros e técnicos, Zhang e sua equipe se preparam para competir novamente, determinados a superar as adversidades.

A Criação dos Deuses: Reino das Tempestades 

Adaptado do clássico romance de fantasia chinês A Criação dos Deuses, o filme retrata uma épica batalha entre humanos, deuses e demônios há mais de 3.000 anos. O rei Zhou, seduzido por uma demônio raposa, ameaça o mundo mortal. Apenas um imortal está disposto a sacrificar sua imortalidade para salvar a humanidade. Lealdades são testadas enquanto o destino do mundo está em jogo.

Só Se Vive Uma Vez 

Após anos de isolamento em casa, Du Leying descobre a paixão pelo boxe. Depois de um ano de intenso treinamento, ela se qualifica para uma competição. Embora perca a luta, sua dedicação ao boxe transforma sua vida, trazendo um novo sentido e entusiasmo.

Primeiro e Único 

Ding Lei, um veterano do street dance, encontra Chen Shuo, um jovem talentoso, e o convida para seu grupo de dança. Enquanto Chen se adapta, o grupo enfrenta a ameaça de dissolução. A paixão pela dança e o apoio mútuo ajudam Chen e Ding a superar desafios e alcançar o sucesso.

Sucessor 

Ma Chenggang e Chunlan, um casal rico, criam uma vida de pobreza para ensinar valores ao filho Ma Jiye. Vivendo em condições difíceis, Ma Jiye se destaca academicamente. No entanto, ele começa a perceber comportamentos estranhos ao seu redor, levando a revelações surpreendentes.

Bons Companheiros

Luo, um dublê em dificuldades, e seu cavalo se tornam estrelas das redes sociais após um confronto com cobradores de dívidas. Para evitar perder seu cavalo, Luo pede ajuda à filha e ao namorado dela, embarcando em uma jornada cheia de humor e autodescoberta.

Ping Pong: A Vitória 

Nos anos 90, a equipe masculina de tênis de mesa da China enfrenta uma crise. O treinador forma uma nova equipe para competir no Campeonato Mundial de 1995 em Tianjin, buscando resgatar a glória do esporte no país. Baseado numa história real.


 

Related posts

10 poetas da Primeira Guerra Mundial que você precisa conhecer

10 livros que foram essenciais na formação de Antonio Cicero

5 motivos para assistir à nova série da Turma da Mônica