5 filmes chineses contemporâneos para conhecer

Uma belíssima cena de artes marciais pode vir à cabeça quando o assunto é cinema chinês. Foram através de clássicos de ação da década de 70 como “O dragão chinês”, com Bruce Lee, e “O mestre invencível”, protagonizado por Jackie Chan, que muitos tiveram um primeiro contato com as produções feitas no país. Contudo, nas últimas décadas tivemos acesso a uma ampla variedade de gêneros, estilos e formas de retratar a própria China em um cinema que experimenta, arrisca e nos dá outras possibilidades de ver o mundo. 

Abaixo, uma lista com 5 filmes chineses contemporâneos para você conhecer:

Pérolas no mar (后来的我们)

Dois jovens do interior da China atropelados pela vida na cidade e pelas dificuldades que o dia a dia impõe. Misturando passado e presente, é um filme super poético e melancólico. Me deixou em prantos no final.

Longa jornada noite adentro (地球最後的夜晚)

Fruto de uma parceria China/França, é um filme, digamos, intrigante. Com uma fotografia belíssima, gira em torno da volta do personagem à cidade natal após a morte do pai, que se revela também uma busca por um amor do passado. Porém, o que chama a atenção não é tanto a história em si, mas sim a forma como ela é contata, deixando o telespectador perdido, inclusive com relação aos nossos sentidos. Um cinema noir mais diferentão.

Garota Americana (美国女孩)

Fen é uma adolescente de 13 anos que precisa retornar à Taiwan após a mãe descobrir um câncer. Além da complicada adaptação à nova rotina, ela precisa lidar com a difícil relação com a mãe e o medo do futuro. Bem sensível e traz questões interessantes sobre identidade.

Better Days (少年的你)

O bullying sob o ponto de vista das vítimas. Ponto alto é a atuação e a construção da amizade dos dois personagens principais, uma estudante vitima de bullying, e que está sob intensa pressão em razão das provas finais, e um jovem com problemas com a lei. Excelente.

Suk Suk: um amor em segredo (叔·叔)

Dois homens idosos e que passaram a vida sem assumir sua homossexualidade se conhecem e acabam se apaixonando. É super sensível e aborda temas importantes e muitas vezes ignorados, como o envelhecimento da população LGBTQIA+.

Leia também: Antologia Sino-Brasileira de Contos: livro gratuito fomenta integração cultural entre Brasil e China. Baixe aqui!

Festival de Cinema Chinês

Aproveitando o tópico, acontece entre os dias 04 e 08 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, o Festival de Cinema Chinês. Organizado pela China Film Administration, Embaixada da China no Brasil e Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro, com realização do China Cinema Archive e Secretaria Nacional de Cinema da China, e correalização do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), a mostra tem o apoio institucional do Ministério da Cultura do Brasil e do Governo Federal.

Na estreia, no Cine Odeon, tivemos a oportunidade de assistir ao longa “Jornada sem fim”, no original 三大队, a terceira equipe de polícia. Inspirado em uma história real retratada em um livro com o mesmo título e que foi sucesso de vendas na China, ele relata a difícil jornada do capitão Cheng Bing na caça a um suspeito de estupro e assassinato que conseguiu fugir de sua equipe. Após a exibição, teve um bate-papo com o diretor Dai Mo e com o ator que vive o protagonista, Zhang Yi, no qual ambos mostraram-se animados com a aproximação entre China e Brasil através do audiovisual.

Cena do filme “Jornada sem fim”, que abriu o Festival de Cinema Chinês no dia 04.11, no Cine Odeon

Você ainda pode assistir a estes filmes gratuitamente:

O Amor Nunca Termina

O filme conta a história de amor de dois casais idosos, Chang e Li, e Xie e Zhao. Apesar das dificuldades, incluindo a doença de Zhao, eles vivem intensamente seus últimos anos, expressando amor puro e incondicional até o fim.

Pégasus 2 

Após um acidente em Bayanbulak que quase encerra sua carreira, o piloto Zhang Chi começa a trabalhar em uma escola de direção. Cinco anos depois, ele recebe uma oferta para voltar às corridas e liderar a equipe Xindi Mechanical. Enfrentando desafios financeiros e técnicos, Zhang e sua equipe se preparam para competir novamente, determinados a superar as adversidades.

A Criação dos Deuses: Reino das Tempestades 

Adaptado do clássico romance de fantasia chinês A Criação dos Deuses, o filme retrata uma épica batalha entre humanos, deuses e demônios há mais de 3.000 anos. O rei Zhou, seduzido por uma demônio raposa, ameaça o mundo mortal. Apenas um imortal está disposto a sacrificar sua imortalidade para salvar a humanidade. Lealdades são testadas enquanto o destino do mundo está em jogo.

Só Se Vive Uma Vez 

Após anos de isolamento em casa, Du Leying descobre a paixão pelo boxe. Depois de um ano de intenso treinamento, ela se qualifica para uma competição. Embora perca a luta, sua dedicação ao boxe transforma sua vida, trazendo um novo sentido e entusiasmo.

Primeiro e Único 

Ding Lei, um veterano do street dance, encontra Chen Shuo, um jovem talentoso, e o convida para seu grupo de dança. Enquanto Chen se adapta, o grupo enfrenta a ameaça de dissolução. A paixão pela dança e o apoio mútuo ajudam Chen e Ding a superar desafios e alcançar o sucesso.

Sucessor 

Ma Chenggang e Chunlan, um casal rico, criam uma vida de pobreza para ensinar valores ao filho Ma Jiye. Vivendo em condições difíceis, Ma Jiye se destaca academicamente. No entanto, ele começa a perceber comportamentos estranhos ao seu redor, levando a revelações surpreendentes.

Bons Companheiros

Luo, um dublê em dificuldades, e seu cavalo se tornam estrelas das redes sociais após um confronto com cobradores de dívidas. Para evitar perder seu cavalo, Luo pede ajuda à filha e ao namorado dela, embarcando em uma jornada cheia de humor e autodescoberta.

Ping Pong: A Vitória 

Nos anos 90, a equipe masculina de tênis de mesa da China enfrenta uma crise. O treinador forma uma nova equipe para competir no Campeonato Mundial de 1995 em Tianjin, buscando resgatar a glória do esporte no país. Baseado numa história real.


 

Related posts

5 livros de Marcelo Rubens Paiva: autor de “Ainda Estou Aqui”

5 livros de Manoel de Barros para conhecer e ler

7 livros que a ditadura militar censurou — e que você deveria ler