O escritor brasileiro indígena Daniel Munduruku está entre os indicados do Prêmio Alma 2025 (Astrid Lindgren Memorial Award), prêmio literário sueco reconhece escritores, ilustradores, organizações e outras personalidades que se dedicam à promoção do livro e da leitura para crianças e jovens em todo o mundo. Esta é a primeira de Daniel.
Um total de 265 candidatos de 72 países e regiões foram indicados, incluindo 81 indicações inéditas, porém, o vencedor será anunciado no dia 1º de abril de 2025. Entre outros concorrentes, estão Inés Garland (Argentina), Yolanda Reyes (Colômbia), Teresa Cárdenas (Cuba) e Axel Scheffler (Alemanha/Reino Unido).
O prêmio global é atribuído anualmente para uma pessoa ou organização, com um prêmio de cinco milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,6 milhões), o maior do mundo dessa espécie. Sobretudo, o prêmio destaca a importância da leitura, hoje e para as futuras gerações. O Astrid Lindgren Memorial Award foi criado em 2002 pelo governo sueco para promover o direito de toda criança acessar boas histórias.
Leia também: 10 livros do indígena Daniel Munduruku para você conhecer!
Outro brasileiro indicado: Roberto Mello
Além de Daniel Munduruku, outro brasileiro recebeu sua décima indicação ao prêmio. Trata-se de Roger Mello que j ilustrou mais de 100 livros – 22 dos quais ele também escreveu – e seu estilo único e hábil senso de cor continuam a ampliar os limites da ilustração de livros infantis.
Roger já ganhou vários prêmios por escrever e ilustrar obras infantis, incluindo dez Prêmios Jabuti, três prêmios Luis Jardim do IBBY e o prêmio Hans Christian Andersen de 2014. Em 2018, você não pode ter muito cuidado! foi nomeado Livro de Honra Batchelder pela American Library Association.