Aos 80 anos, Zezé Motta recebe título de Doutora Honoris Causa pela Fiocruz

No dia 31 de outubro, a atriz e cantora Zezé Motta (@zezemotta), 80, será homenageada com o título de doutora honoris causa pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. De acordo com a colunista da Folha de S. Paulo, Monica Bérgamo, a cerimônia de entrega será realizada no auditório do Museu da Vida, em Manguinhos.

De acordo com a Fiocruz, o reconhecimento é concedido por sua

“contribuição à cultura brasileira e atuação na luta antirracista, fundamental para o fortalecimento da democracia, redução das desigualdades e iniquidades no Brasil”.

O que é o título de Doutor Honoris Causa?

É o título mais importante concedido pela Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.

Quem é Zezé Motta?

Zezé Motta, que soma 55 anos de carreira, é uma das artistas mais respeitadas do país, tendo participado de 70 filmes e mais de 50 produções na televisão, além de lançar 14 discos ao longo de sua trajetória. Além do seu trabalho no meio artístico, Zezé é uma voz importante nas pautas sociais, especialmente na defesa dos direitos da população negra e na luta contra o racismo.

Prolífica no teatro desde o final da década de 1960, Zezé fez sua estreia profissional na peça Roda Viva de Chico Buarque. Logo foi reconhecida por seu talento e por sua potência vocal, seguindo também uma carreira profissional como cantora. Em 1968 estreou na televisão com um papel coadjuvante na novela da TV Tupi Beto Rockfeller. Depois passou a integrar o elenco de diversas produções na TV.

Tendo aparecido em pequenos papéis no cinema e na televisão no início de sua carreira, Motta recebeu ampla atenção e aclamação da crítica por sua atuação como Chica da Silva no filme Xica da Silva em 1976. Ela recebeu os principais prêmios do cinema brasileiro por esse trabalho, incluindo o Prêmio Air France, o Prêmio Coruja de Ouro, o Prêmio Governador do Estado e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Brasília.

Fonte

Related posts

Tenista Bia Haddad termina a leitura da tetralogia napolitana de Elena Ferrante e comenta: “Genial” 

Cena de “O Conde de Monte Cristo”, nova minissérie da Mediawan, é revelada. Veja aqui!

Morre, aos 83 anos, Antonio Skármeta, autor chileno que inspirou “O Carteiro e o Poeta”