“Tipos de gentileza” (2024): todo mundo quer ser aceito, todo mundo quer ser amado

Que esperamos o absurdo de Yorgos Lanthimos, é óbvio. A questão é poder contemplar qual crítica insólita de uma sociedade doente virá dessa vez e então temos “Tipos de gentileza”.

“Kinds of kindness” , ou “Tipos de gentileza (que não poderia ser traduzido de outra forma) é divido em três médias metragens funcionando como uma trilogia sentimental com o mesmo tema que no fundo de forma muito metafórica hiperboliza o conceito de gentileza. Ele esmiúça no grau mais intenso e devasso. Cada história tem em média 50 min, o que pode ser um tanto exaustivo, mas na minha visão, necessário. Elas são intituladas em ordem de aparição: “A morte de RMF”, “RMF voa” e “RMF come um sanduíche”.

O filme se inicia embalado por “Sweet Dreams”, e prestando atenção nesta escolha, ela define todo o tema do filme. Pela melodia, mas principalmente pela letra:

“Everybody’s looking for something / Some of them want to use you / Some of them want to get used by you
Some of them want to abuse you / Some of them want to be abused”

Que seria:

“Todo mundo está procurando alguma coisa/ Alguns deles querem te usar / Alguns deles querem ser usados por você
Alguns deles querem abusar de você / Alguns deles querem ser abusados”

Em uma grande angular temos imagens de nossa primeira cena, um carro de  chegando em uma mansão ambientando não só a história como o padrão desse “universo”. Robbie Ryan (diretor de fotografia do filme) não economiza em planos e movimentos de câmera. A história já é contada e interpretada por um whip pan, zoom in, travelling, plano sequência, planos detalhes, planos não convencionais como que cortando a cabeça dos atores ou foco em um ambiente aleatório enquanto ocorre uma fala.

As transições de cenas são bem a la filme surrealista mesmo. Até o uso de preto e branco para o plano da memória ou alucinação.

A partir do segundo conto o cineasta filma os episódios com um realismo clássico. Como o tom vai ficando cada vez perturbador e já choca por si só ele abusa também das cores bem vivas e chamativas, como roxos, laranjas, marrons e vermelhos para os figurinos e cenários. Demonstrando assim o tom bizarro e surreal daquilo tudo.

A trilha sonora acossada de Jeskin Frendix, complementada com muita ópera e rock, é tão precisa, afilada, imprescindível e,claro, irônica quanto a presença de Emma Stone. Até  porque ela se tornou uma categórica personagem do diretor grego. Assim como Emma, Jesse Plemons brilhou nos três papéis que interpretou. Suas expressões indefinidas e seus traços atípicos colaboram com o que Lanthimos propõe.

Já aviso, não procure explicações, cada história não contextualizará seu universo. Em “Tipos de gentileza” é necessário aceitar que ali as coisas funcionam daquela forma. Vou trazer somente a primeira das histórias que gostei chamar de contos surrealistas para ilustração.

Leia também: “POBRES CRIATURAS”: LANTHIMOS VIAJA A PERÍODOS HISTÓRICOS EM BUSCA DE LIBERDADES POSSÍVEIS

Se trata de um homem, Robert (Jesse Plemons), um homem que vive uma vida literalmente determinada pelas escolhas de seu chefe. Toda a sua vida é resultado do que seu chefe, Raymond (grande Willem Dafoe) definiu ao pé da letra, o que ele come, quanto pesa, o que ele veste, quando faz sexo, que livros lê, que casa mora, com quem se casa e até se terá ou não filhos.

Desta forma, Robert tem uma vida bem sucedida e por consequência uma eterna gratidão. Para ter esta vida Robert precisa cumprir determinadas ordens, não sabemos quais outras ordens Robert recebeu, mas a que o filme traz é de causar um acidente de trânsito. Robert desconsidera pela primeira vez uma instrução do chefe e decide quebrar esse padrão. A partir desse ponto, aparecem os obstáculos e reveses.

Ele não só expõe ao limite o “gentileza gera gentileza” como também traz outras críticas, como por exemplo: todos os personagens dos três contos tem uma relação com comida, seja falta/excesso de apetite, ou restrição alimentar, ou simplesmente momentos em que os personagens aparecem comendo com frequência.

Muitos podem achar odioso, cruel, nojento, asqueroso, desumano e sórdido devido a uso de perversão, sexo, sangue, canibalismo, violência e dependência tanto física quanto emocional. E isso quer dizer que Lanthimos cumpriu seu objetivo.

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