5 livros indicados por Tarcísio Motta que você deveria conhecer e ler!

Tarcísio Motta de Carvalho, mais conhecido como Tarcísio Motta, é um professor e político filiado ao Partido Socialismo e Liberdade. Atualmente é deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, eleito com cerca de 160 mil votos, tendo antes sido vereador da capital fluminense por dois mandatos.

Conheça 5 livros indicados por Tarcísio Motta!

A rosa do povo – Carlos Drummond de Andrade

Publicado em 1945, A rosa do povo é o livro politicamente mais explícito de Drummond. É um poderoso olhar sobre a Segunda Guerra, a cisão ideológica, a vida nas cidades, o amor e a morte. Tudo isso é observado a partir daquela que então era a capital do país.

Compre aqui:
https://amzn.to/46WmOYq

Gramsci no seu tempo

Esta obra compõe-se de ensaios selecionados de Gramsci em seu tempo. Como sempre, vemos um Gramsci envolvido como sempre esteve com os problemas da sua sociedade, havia a plena consciência de que sua reflexão, tendo como ponto de partida o aqui e o agora, não deveria se deter na casuística dos fatos presentes, mas sim sondar o que havia de universal em suas manifestações.

Compre aqui:
https://amzn.to/3yEPNUh

Se quiser mudar o mundo – Sabrina Fernandes

Este livro é um chamado. Um convite para se pensar alternativas, encarar dificuldades políticas e instigar os que sonham com um futuro melhor para si e para os outros. Pois, afinal de contas, como a autora Sabrina Fernandes nos lembra, a situação está complicada e, mais do que nunca, o mundo está precisando de gente que se importa.

Compre aqui:
https://amzn.to/3AJE7Qp

Guilherme Augusto Araújo Fernandes – Men Fox

Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava.. Então, monta uma cesta e vai levá-la a Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes ‘maravilhosos’, conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente.

Compre aqui:
https://amzn.to/4cxLRCB

Leia também: 5 livros indicados por Tallia Sobral, professora e feminista do PSOL de Juiz de Fora

À sombra desta mangueira – Paulo Freire

À sombra desta mangueira é uma lúcida análise de Paulo Freire sobre o contexto concreto do mundo nos fins do século XX. É um libelo contra a malvadez do neoliberalismo contida no seu fatalismo que nega a humanização e libertação dos seres humanos proclamando a “morte da História”, da utopia, do sonho.

Compre aqui:
https://amzn.to/4dB1sCs

Um bispo contra todas as cercas, Ana Helena Tavares

Nos tempos mais sombrios Deus nos visita de forma extraordinária. Chega até nós através de mulheres e homens iluminados, capazes de reacender a esperança no coração dos pobres. Foi assim com Francisco de Assis, Teresa de Ávila, Gandhi, Oscar Romero, Teresa de Calcutá ou Pedro Casaldáliga. Ana Helena, corajosamente teimosa, como Pedro, decidiu enfrentar o risco de escrever a biografia deste homem extraordinário e conseguiu brilhantemente apresentar os muitos “Pedros” que há no Pedro: poeta, profeta, místico, revolucionário, definitivamente humano.

Compre aqui:
https://amzn.to/3AEdaOo

Related posts

8 curiosidades sobre o escritor Eduardo Galeano

5 livros sobre feminismo e negritude indicados pela ativista Simone Nascimento

5 autoras para conhecer a literatura sul-coreana contemporânea