“Acorda, Amor!” traz adaptação de “A Bela Adormecida” para o público adulto

“Acorda, Amor!” é um solo teatral estrelado pela atriz Florencia Santángelo e dirigido por Marcos Camelo. A peça é uma versão para o público adulto do conto clássico “A Bela Adormecida”. A encenação se constrói à margem da história original e traz o encantamento de um grande amor, a dor de uma despedida, a euforia de uma comemoração e uma saudade que dura para sempre.

Florencia Santángelo é uma atriz versátil, com experiência em palhaçaria e teatro físico, que se apoia na linguagem do griot para se conectar com o público. Como uma verdadeira contadora de histórias, ela mescla as habilidades de ator, cantor e narrador para conduzir o olhar do espectador e manter o jogo cênico sempre ativo. Sua performance é repleta de risco e de interação com a plateia, criando uma experiência teatral envolvente e única.

“A personagem é alguém que se destaca da massa e do anonimato em função do todo, para revelar seu olhar particular – e ao mesmo tempo universal – sobre aquilo que é humano: seus medos, fragilidades e convicções. Descobrir em si a potência de entrar em contato com o outro para que juntos, generosamente, pratiquem a reflexão que acontece na experiência artística”, afirma Florência

Sendo assim, a atriz se utiliza da sua performance física, dos efeitos minimalistas e da iluminação para criar imagens encantadoras e singelas que preenchem a caixa preta supostamente vazia. Essas imagens estabelecem um clima e uma ambientação que podem ser comparados à maneira como cada indivíduo preenche sua própria “caixa preta” na vida.

“Acorda, Amor!” conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através do Edital Retomada Cultural RJ2.

Leia também: “Cucaracha e Theobalda: o Mundo Não será o Bastante”: peça se inspira na era da Disco Music e na palhaçaria

FLORENCIA SANTANGELO (ATRIZ)

Florencia Santángelo é atriz e palhaça, formada pela EMAD (Escuela Multidisciplinar de Arte Dramático, MVD, Uruguai) Pós-graduação pela mesma Instituição em Teatro de Rua e Dramaturgia do Ator. É também preparadora corporal para as artes cênicas formada pela Escola Angel Vianna. Formou parte do elenco da ONG Doutores da Alegria sede Rio de Janeiro. Fundadora do Grupo Roda Gigante de Palhaços, que realiza intervenções artísticas de palhaçaria em hospitais públicos do Rio de Janeiro desde 2009. Também é fundadora da Cia Quatro Manos, da dupla Cucaracha e Theobalda e do coletivo Las Panamericanas, que mistura burlesco e comicidade feminina. Desde 2018 ministra a oficina “Antes do Nariz: princípios de palhaçaria” com edições presenciais em 2019 e on-line em 2020.

MARCOS CAMELO (DIRETOR)

Ator, formado pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna em 2004, pesquisa as técnicas de palhaço desde 2002. Estudou também com Márcio Libar, Ricardo Pucceti, Leo Bassi e Lerys Colombaione. Participou como palhaço do grupo Doutores da Alegria de 2005 a 2008. Fundador e integrante do grupo “Roda Gigante”.  Como ator participou de dezenas de espetáculos teatrais, apresentados em diversas cidades brasileiras.  

Serviço

Acorda, Amor!

Temporada de circulação:

Quando: de 04 de maio a 20 de maio de 2023

Entrada: gratuita

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Programação:

Museu da Maré – 04/05 (quinta-feira) às 19h

Av. Guilherme Maxwell, 26 – Complexo da Maré – RJ

Espaço das Artes Os Ciclomáticos – 05/05 (sexta-feira) às 19h30

Rua Santana, 119, Lojas A, B, C e D – Centro, Rio de Janeiro

Centro de Artes e Esportes Unificados – 06/05 (sábado) às 19h

Rodovia Amaral Peixoto Km 27,5 – Mumbuca – Maricá – RJ

Centro Cultural AMAR – 07/05 (domingo) às 16h

 Rua Antônio Muniz Machado, 324 – Centro, São João de Meriti – RJ

Centro de Cultura Raul Leoni – 19/05 (sexta-feira) às 19h

 Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro, Petrópolis – RJ

Sala de Espetáculos Amir Haddad – 20/05 (sábado) às 20h

Av. Getúlio de Moura, 1302 – Centro, Nova Iguaçu – RJ

Ficha Técnica

Direção: Marcos Camelo

Elenco: Florencia Santángelo

Iluminação e cenário: Paulo Denizot

Figurino: Raquel Theo

Costureiro: Caio Braga

Visagismo: André Vital

Operação de luz: Daniel Uryon

Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues | Aquela que divulga

Direção de produção: Fernando Alax | Casa136 Produções Artísticas

Produção executiva: Martha Avelar

Realização: Cambaxirra Filmes

Related posts

“Não corre, menino!”: peça retrata violência policial sobre corpos pretos e periféricos

“As Belas Coisas da Vida”: espetáculo infantojuvenil celebra a simplicidade dos bons momentos

“A Lira dos 20 Anos – O Musical”: peça retrata luta, memória e resistência durante a ditadura militar