Cristiano Sousa, professor de química, da rede estadual de uma escola de Tubarão, em Santa Catarina, encontrou uma forma inusitada para incentivar os alunos a se engajarem no estudo da disciplina. Após a correção das provas, um meme é grampeado na frente de cada nota. A estratégia para conquistar a atenção dos estudantes viralizou nas redes sociais nos últimos dias.
Leia também: Vídeo de professora viraliza nas redes sociais ao explicar o continente africano para os alunos
“Eles [os alunos] já sabem que sempre faço essa correção e ficam na expectativa: ‘será que vou receber qual meme hoje?’ ou ‘se vir a Carminha, me ferrei’. Com isso o ambiente fica descontraído”, comentou o professor.
Na coleção estão várias figuras populares ou personagens conhecidos da televisão e internet como, por exemplo, Gretchen, Jojo Toddynho, Karol Conká, Carminha e outros.
“Com o novo ensino médio [e as alterações na grade curricular], eu só dou uma aula de 45 minutos por semana para o 2º ano. É muito pouco. Tem gente que diz que perco tempo [com as brincadeiras], mas é o contrário: eu ganho. É assim que consigo o foco dos alunos”.
Segundo o professor, a ideia, que começou há cerca de um ano, não é expor os alunos, mas motivar e atrair a confiança utilizando uma linguagem que eles dominam. Ele coloca uma figura em cima de cada nota e somente o aluno consegue vê-la. Além disso, acredita que a iniciativa tem melhorado o desempenho dos estudantes com o aumento das notas.
“Esses memes representam a internet, algo em que estão conectados frequentemente. Com isso, a confiança vai surgindo e eu consigo fazer com que meu conteúdo seja melhor assimilado por eles. Minhas aulas são sempre dinâmicas e sempre inovo”, explicou.