10 livros que influenciaram a formação de Gilberto Gil

Na série Ilustre Leitor, Marcio Debellian, curador do projeto Parque de Ideias, conversa com pessoas do mundo da arte e da cultura sobre livros. Nesse encontro, Gilberto Gil fala sobre 10 livros que influenciaram a sua formação e a sua vida. Ele selecionou os títulos a partir de uma ‘biblioteca da memória’ e de uma ‘biblioteca física’. No entanto, a lista ‘foi uma escolha circunstancial ligada ao momento’, já que são inúmeros livros que podem ficar marcados na lembrança.

Leia também: Leandro Karnal indica 12 livros para refletir sobre o mundo em transformação

1-VIVA O POVO BRASILEIRO, de João Ubaldo Ribeiro

Livro consagrado pela crítica e pelos leitores e considerado um dos mais importantes romances da literatura nacional, o livro se volta às origens do Recôncavo Baiano para recriar quase quatro séculos da história do país por meio da saga de múltiplos personagens. Viva o povo brasileiro se desenvolve em grande parte no século XIX, mas também viaja a 1647 e avança até 1977. Nele, realidade e ficção se misturam para criar um épico brasileiro com passagens heroicas e cômicas, tendo como pano de fundo momentos decisivos para a história do país, como a Revolta de Canudos e a Guerra do Paraguai.

Compre aqui!

2 -VERDADE TROPICAL, de Caetano Veloso

Ao narrar sua formação cultural – que inclui música, cinema, artes plásticas, literatura e filosofia -, Caetano Veloso não se limita a escrever uma autobiografia. Nessa mistura de memórias, ensaio e História, tendo como eixo central a eclosão do tropicalismo em meio aos anos de chumbo, o autor esmiúça momentos decisivos da ditadura militar e os nomes com quem travou apaixonadas conversas.

Compre aqui!

3 -DEUS DA CHUVA E DA MORTE, de Jorge Mautner

Publicado originalmente em 1962, o livro de estreia do autor, alcançou uma grande repercussão, tanto de crítica como de público, conquistando o prêmio jabuti daquele ano e o consagrando como um dos autores mais singulares da literatura brasileira da época.

Compre aqui!

4 -TODAS AS LETRAS, de Carlos Rennó e Gilberto Gil

O artista aproveitou para falar sobre o seu livro – uma edição comemorativa e ampliada que compila mais de 400 letras em 60 anos de carreira. A obra de Gil contribuiu para a transformação do conceito estético da letra de música ao lhe dar status de poesia — cantada e popular.

Compre aqui!

5 -UM SÁBIO NÃO TEM IDEIA, de François Julien

No livro estão reunidos artigos publicados esparsamente em revistas científicas de diversos países. Essa coletânea permitirá ao leitor brasileiro apreciar o trajeto de suas reflexões, que exploram até as últimas consequências sua pesquisa experimental em neurofisiologia da visão e suas investigações em bioquímica.

Compre aqui!

6 -A REALIDADE NÃO É O QUE PARECE, de Carlo Rovelli

O espaço e o tempo realmente existem? De que é feita a realidade? De onde vem a matéria? O cientista Rovelli passou a vida inteira investigando essas questões, tentando ampliar os limites do que sabemos. O autor revela como nossa compreensão da realidade mudou ao longo dos séculos, de Demócrito à gravidade quântica em loop.

Compre aqui!

7 -ESCRITA INKS: Anti-manifesto Para Uma Arte Incapaz, de Boaventura Sousa Santos

“A poesia contida neste livro ampara-se naquilo que tem caracterizado o autor como intelectual: brilho do pensamento sobre o mundo, agudez da reflexão sobre o outro e sobre si mesmo, profundidade do mergulho nas águas da alma humana e gênio de professor. Boaventura de Sousa Santos parece almejar aqui um poeta pedagógico – uma poesia que ensine, uma escrita poética filosofante. […]” Gilberto Gil

Compre aqui!

8 -A EDUCAÇAO PELA PEDRA E DEPOIS, de João Cabral de Melo Neto

Num corte curto, seco, corte que não deixa aresta, como se a lâmina saísse limpa, João Cabral dividiu seus mais de quarenta anos de poesia. Corte exato, pesado e medido pelo poeta.

Compre aqui!

9 –TODA POESIA, de Paulo Leminski

Entre haikais e canções, poemas concretos e líricos, Toda poesia percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano e revela por que Paulo Leminski é um dos poetas brasileiros mais lidos das últimas décadas.

Compre aqui!

10 -ALÉM DO BEM E DO MAL, de Friedrich Nietzsche

O autor aborda desde a influência do popular sobre o erudito até a crítica ao nacionalismo e ao antissemitismo crescentes na Europa. A obra é uma importante reflexão à lógica da humanidade que persegue a razão, seja cartesiana, seja aristotélica. Nietzsche questiona a necessidade de superação dessa lógica e, enfim, a necessidade de ir além do bem e do mal.

Compre aqui!

Confira o vídeo:

Fonte

Related posts

Novela de Thomas Mann: o fascismo é capaz de hipnotizar?

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

Uma nova cosmologia para ver o mundo: o livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo, de Bunseki Fu-Kiau