“Joana D’arc”: livro revisita sob olhar feminista a vida de figura mítica

Fruto de meticulosa pesquisa, a ficção histórica “Joana D’Arc” explora a trajetória de como uma camponesa se tornou líder do exército francês e ícone nacional

A vida da mulher que deixou uma marca profunda na História da humanidade é explorada na obra Joana D’arc, da autora Katherine J. Chen. Desconstruindo a imagem canonizada e humanizando Joana, a narrativa perpassa toda a vida da heroína: desde sua infância, repleta de alegria e violência, até a ascensão meteórica ao posto de líder do exército francês no fim da Guerra dos Cem Anos.

Katherine se debruçou em biografias e documentos históricos ao longo de quatro anos, vasculhando a vida de Joana, para recriar não uma mulher santa, mas uma jovem imperfeita e mais real. “Esta é uma obra de ficção. É importante enfatizar que a Joana que figura nestas páginas é uma Joana muito pessoal para mim.”, conta a autora no posfácio da obra.

Leia também: “A Outra”, Mary Kubica publica thriller que será adaptado pela Netflix

“A Joana D’Arc de Katherine J. Chen não é uma donzela piedosa, mas uma guerreira forte, mestre em estratégia e logística de guerra; e, sim, ela realmente arrancou uma flecha do próprio pescoço.”

Margaret Atwood, autora de O conto da Aia

Versões de Joana D’arc

Segundo Chen, a versão que decidiu retratar não é visitada por alucinações na adolescência, tampouco tem visões do arcanjo Miguel e das santas Margarida de Antioquia e Catarina de Alexandria, que, de acordo com relatos históricos, diziam para ela tomar parte na guerra e garantir a coroação do delfim Carlos VII. Nesta releitura, Joana é retirada do altar e despida da imagem de donzela piedosa para se tornar uma guerreira obstinada, estrategista e brilhante.


Em Joana D’arc, Katherine J. Chen reconta sob um olhar feminista como uma heroína é moldada e feita, colocada à prova até que, enquanto se aproxima do fim inevitável registrado eternamente pela História — capturada por um grupo francês que apoiava os ingleses; entregue nas mãos do governo da Inglaterra; acusada de bruxaria e executada na fogueira em praça pública –, se torne um símbolo que não pode ser destruído por mãos humanas e continue fascinando gerações por séculos.

Compre o livro aqui!

Ficha técnica:

Título: Joana D’Arc

Autora: Katherine J. Chen

Tradução: Flávia Souto Maior
ISBN: 978-85-422-2024-7

384 páginas

R$ 69,90

Planeta Minotauro | Editora Planeta

Sobre a autora:

Katherine J. Chen é uma escritora norte-americana. Possui trabalhos publicados em meios como The New York TimesLos Angeles Review of Books e Literary Hub, além da coletânea de ficção científica Stories from Suffragette City. É autora do best-seller Mary B. É mestre em Belas-Artes pela universidade de Boston, nos EUA, onde também trabalhou como professora e pesquisadora, recebendo o Florence Engel Randall Fiction Prize.

Related posts

Novela de Thomas Mann: o fascismo é capaz de hipnotizar?

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

Uma nova cosmologia para ver o mundo: o livro africano sem título – Cosmologia dos Bantu-Kongo, de Bunseki Fu-Kiau