Pouco tempo depois de anunciar um chihuahua de 23 anos como o cão mais velho do mundo, o Guinness World Records recebeu informações de que outro cachorro da área rural, em Portugal, havia quebrado o recorde de antiguidade.
Atualmente com 30 anos, Bobi desbancou o pequeno Spike. No entanto, não foi só esse recorde que alcançou, ele também foi considerado o mais velho de todos os tempos. Anteriormente, esse recorde pertencia a Bluey, um pastor-australiano, que viveu até os 29 anos e 5 meses de idade.
Leia também: Cachorro de 23 anos entra para o livro dos recordes como o mais velho do mundo
A verificação só foi possível devido ao registro no Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria, quando ainda era filhote, e no SIAC, um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo português, que confirmou a sua data do nascimento.
O tutor Leonel Costa acredita que o ambiente tranquilo da zona rural favoreceu a longevidade do animal. Além disso, ele nunca usou coleira e não se alimenta de ração. “O que a gente comia, eles comiam também”, revelou o dono. Leonel ainda contou que os animais da família sempre duraram muitos anos e nunca pensou que o seu companheiro poderia bater o recorde. A mãe de Bobi viveu até os 18 anos e outro de seus cachorros viveu até os 22. “Vemos situações como essa como um resultado normal da vida que eles levam, mas Bobi é único”, comentou.