“Ana Cañas Canta Belchior”: cantora faz homenagem ao cantor cearense. Veja aqui!

Ana Cañas exalta a carreira de Belchior com DVD Ao Vivo “Ana Cañas Canta Belchior”, que reúne convidados e traz uma faixa inédita do artista cearense. A música inédita “Um rolê no céu” foi concedida à artista pelos filhos de Belchior; Ney Matogrosso e Rael participam do DVD

Há 2 anos, Ana Cañas apresentava os primeiros contornos de um projeto que marcaria sua trajetória, um tributo ao cantor e compositor cearense Belchior, que catapultou a voz da artista para diferentes lugares e, agora, se concretiza por meio de um registro audiovisual com inserções documentais em meio à performance musical. O DVD ao vivo Ana Cañas Canta Belchior apresenta uma mistura de composições clássicas e de  canções “lado B” do artista cearense, além de listar  “Um rolê no céu“, faixa inédita com a qual Ana foi presenteada pelos filhos de Belchior. Com participação especial de Ney Matogrosso e Rael, nas músicas “Paralelas” e “Antes do Fim”, respectivamente, a obra chega ao canal de YouTube oficial de Ana Cañas no dia 2 de fevereiro, às 21 horas (assista aqui).

“Eu me transformei totalmente cantando esse repertório. Me atingiu no cerne, na alma”, comenta Ana Cañas sobre a forma que a turnê na qual ela interpreta Belchior impactou a sua experiência pessoal e profissional. Antes de virar DVD, o show foi apresentado em quase 100 palcos pelo Brasil  e indicado ao APCA como “Melhor Show do Ano”, em 2022. O registro audiovisual reúne canções como “Monólogo das Grandezas do Brasil”, “Sujeito de Sorte” e “Coração Selvagem” e totaliza 17 faixas. “Escolhi o setlist com base na emoção que cada música causa na atualidade, estão ali as minhas preferidas”, complementa ela. 

Leia também: 10 músicas de Belchior que fazem referência a clássicos da literatura

Ao longo dos 83 minutos que compõem o DVD, a cantora e compositora convida Ney Matogrosso para performar a música “Paralelas”. “Antes do Fim”, por sua vez, última música do disco Alucinação (Belchior, 1976), tem a participação do rapper Rael, artista que “tem a particularidade do universo ao qual pertence”, como define Ana. “Sempre tive vontade de unir o rap à lírica belchiorana, sinto que Belchior estaria muito atento a este universo”, complementa ela. 

Processo fiel à vivência de Belchior, toda a concepção do registro foi realizada em contato com os dois filhos deixados pelo músico cearense. “Estive em contato com Mikael e Camila durante todo o projeto. Acabei ganhando de presente uma inédita do Belchior, uma canção incrível escrita por ele em 1987, com seu parceiro Gracco. ‘Um rolê no céu’ é um título muito significativo, pois parece uma mensagem dele para nós agora, lá do alto das estrelas. Foi muito emocionante gravá-la no DVD”, revela a artista. 

Leia também: Pesquisador descobre sete músicas inéditas de Belchior em arquivos da ditadura militar

Após dedicar sua carreira ao tributo à Belchior ao longo dos últimos anos, Ana agora se prepara para alçar novos voos. “Cantar as músicas de Belchior é um ensinamento fundamental pra mim. Há uma transformação dada por esse aprendizado em cantá-lo, ampliando o entendimento do que emociona e atravessa as pessoas”, finaliza a artista, que, para o futuro, promete um trabalho autoral de inéditas. 

Veja o dvd Ana Cañas canta Belchior ao vivo aqui:



Ficha Técnica:

Direção Geral: Ana Cañas
Direção DVD: Hugo Moura
Produção Musical:  Fabá Jimenez e Ana Cañas
Direção de Fotografia: Jesus Mendes
Edição: Milner Souza
Músicos: Fabá Jimenez, Rovilson Pascoal, Adriano Grineberg, Meno Del Picchia, Loco Sosa e Fernando Nunes
Participações Especiais: Ney Matogrosso e Rael
Gravação e Mixagem: Flávio Senna na Cia. dos Técnicos
Masterização:  Carlos Freitas no Classic Master (EUA)
Foto da capa: Camila Passos
Agradecimentos Especiais: Mikael Belchior e Camila Belchior

Related posts

Aos 88 anos, Hermeto Pascoal vence o Grammy Latino 2024 na categoria Melhor Álbum de Jazz. Ouça aqui!

“Taylor Swift Style”: Livro que revela os segredos das roupas do ícone pop chega ao Brasil

Mais que Too Sweet: Hozier canta sobre justiça social, ditaduras militares, colonialismo, direitos reprodutivos, refugiados e desastres naturais