Escritor angolano Pepetela recebe o título de Doutor Honoris Causa pela UFRJ

Em maio de 2021, o conselho universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Consuni/UFRJ) concedeu ao escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, mais conhecido como Pepetela, o título de Doutor Honoris Causa. Ele virá ao Brasil para participar da sessão solene na UFRJ no dia em 25 de outubro de 2022, conforme publicação da editora Kapulana.

Leia também: ‘Jaime Bunda, Agente Secreto’: paródia de James Bond do angolano Pepetela chega no Brasil

Com mais de 25 livros publicados, Pepetela é um dos escritores angolanos contemporâneos mais estudados nas universidades brasileiras. Além disso, seus livros foram editados em vários países de língua portuguesa e traduzidos para diversos idiomas. Já conquistou diversos prêmios literários, incluindo o Prêmio Camões em 1997. Estão entre os títulos publicados: Mayombe (1980), O cão e os caluandas (1985), O desejo de Kianda (1995), entre outros.


Trajetória do escritor
Sua trajetória é marcada pela militância política e atuação na área da educação. Participou da Luta de Libertação de Angola e também integrou a primeira delegação do Movimento Popular pela Libertação de Angola. Em 1966, licenciou-se em Sociologia pela Universidade de Argel. Após a independência de Angola, desempenhou a função de vice-ministro da Educação. Em 1975, foi membro fundador da União dos Escritores Angolanos. Anos mais tarde, atuou como professor de Sociologia na Universidade Agostinho Neto, em Luanda. De 2003 a 2007, presidiu a Assembleia Geral da Sociedade Angolana de Sociólogos e participou de outros movimentos sociais e culturais.

Fonte
Fonte

Related posts

Aos 106 anos, autor é um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “escritor estreante de poesia”.

Caetano Veloso faz relato emocionante após assistir ao filme “Ainda Estou Aqui”

Aos 87 anos, Marina Colasanti é eleita Personalidade Literária de 2024 pelo Prêmio Jabuti