5 livros para conhecer Salman Rushdie, o autor de “Versos Satânicos”

O mundo se espantou com a notícia de que Salman Rushdie, o escritor indiano de origem muçulmana, fora esfaqueado em Nova York. Ele havia sido ameaçado pelo Irã há 30 anos, desde que publicou a obra Versos Satânicos. Mas você conhecer os livros publicados pelo autor? O autor nascido em Bombaim venceu o Booker, principal prêmio da língua inglesa, por “Os Filhos da Meia-Noite” em 1981, e tem entre seus outros romances mais famosos “O Último Suspiro do Mouro” e “Oriente, Ocidente”. Ele é publicado no Brasil pela Companhia das Letras. O NotaTerapia separou 5 livros de Salman Rushdie para você conhecer!

Os versos satânicos


Dois homens caem do céu para a terra, depois que terroristas explodem o avião em que viajavam. Ambos são indianos e atores. Ambos chegam incólumes ao solo da Inglaterra e se metamorfoseiam – um em diabo, outro em anjo. Muitas coisas opõem e associam os acidentados: um é apolíneo, o outro dionisíaco; um é apocalíptico, o outro integrado; um é apegado a sua origem, o outro está decidido a conquistar a nova nacionalidade. Transitando livremente entre o real e o fantástico, entre o bem e o mal, entre a infinidade de opostos complementares e inconciliáveis da vida, este romance alegórico, impregnado de magia, é claramente autobiográfico no conjunto de seus episódios e, principalmente, em sua questão filosófica central: quem sou eu?

Compre o livro aqui!

Os filhos da meia-noite

A história da Índia no século XX narrada em chave de realismo fantástico. Assim pode ser descrito o romance Os filhos da meia-noite, de 1980, que rendeu a Salman Rushdie o Booker Prize de 1981 e o Booker of Bookers Prize, em 1993, conferido ao melhor livro publicado durante os primeiros 25 anos do mais importante prêmio literário britânico. O muçulmano de família abastada Salim Sinai, que narra em primeira pessoa a sua história, nasceu em Bombaim à meia-noite de 15 de agosto de 1947, no instante em que a Índia se tornava uma nação independente. A trajetória de Salim estará ligada à complexa e conturbada saga de seu país.

Compre com desconto aqui!

Haroun e o mar de histórias 

Rashid, um contador de histórias profissional, é o próprio “mar de ideias”. Um dia, porém, ele perde o dom da palavra, e com isso perde também seu ganha-pão e toda a alegria de viver. É então que seu filho Haroun descobre que toda história vem de um grande mar de histórias, o que o faz entregar-se à fantástica aventura de ir em busca das palavras. Escapando de muitos perigos, Haroun conseguirá vencer as tenebrosas forças da escuridão e do silêncio. Uma narrativa bem-humorada, uma defesa da criação, da fantasia e da liberdade, uma celebração da alegria de contar histórias e do prazer de ouvi-las.

Leia também: 10 livros infantis escritos por gênios “adultos” da literatura

Shalimar, o equilibrista

É uma história de amor e vingança, com todos os ingredientes dos grandes épicos: guerras, revoluções, atos heróicos, assassinatos, tabus violados, destinos interrompidos e grandes deslocamentos no espaço, ao longo de sessenta anos de história do século XX. No cenário das questões políticas mais nevrálgicas da história contemporânea, Rushdie constrói um enredo em que a paixão súbita e proibida de um embaixador americano por uma dançarina belíssima de etnia hindu, habitante da Caxemira, desencadeia uma série de acontecimentos que apontará para os vínculos complexos entre Ocidente e Oriente nos dias de hoje. Com avanços e recuos no andamento narrativo, Rushdie conduz as histórias dos personagens em vias paralelas, mas as entrecruza magistralmente à medida que a obra avança.

Compre com desconto os livros de Salman Rushdie aqui!

Fúria 

Aos 55 anos, o professor Malik Solanka encerra carreira em Cambrigde e volta a se dedicar a um antigo hobby: a confecção de bonecos de madeira. Little Brain vira celebridade de TV, num programa em que entrevista os grandes filósofos da história. Apesar do nome, ela é esperta – tem um “estilo cervejeiro desbocado de modernete”. Os empresários do entretenimento capitalizam: Little Brain grava clipe de música, protagoniza um filme e lança um “livro de memórias”. Há planos para um musical na Broadway. Solanka perdeu o controle sobre sua criatura. O fenômeno Little Brain trai suas convicções intelectuais e éticas. Dominado pela culpa, ele abandona a mulher, Eleanor, e o filho de três anos, Asmaan, em Londres e foge para Nova York. Seus acessos de fúria não cedem, porém, nessa cidade onde convivem americanos, afro-americanos, hispânicos, indianos, judeus, árabes e outros imigrantes.

Compre os livros de Salman Rushdie com desconto aqui!

Leia também: 5 coisas que aprendi com “Pet”, do nigeriano Akwaeke Emezi

Veja o momento do atentado aqui:

Fonte

Related posts

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

5 livros de Marcelo Rubens Paiva: autor de “Ainda Estou Aqui”

5 livros de Manoel de Barros para conhecer e ler