Uma ideia inovadora fez sucesso na cidade de Utrecht, na Holanda. O ilustrador Jan Is De Man, conhecido por fazer pinturas 3D na comunidade, transformou uma parede de tijolos em uma estante gigante estampando os livros preferidos dos moradores da região.
Após encontrar o cenário e o tema que melhor se adequava, ele passou a pensar nas possibilidades: “Estudei a forma da casa e o local onde ela fica, e de repente a ideia de fazer uma enorme estante de livros me atingiu. Adoro fazer ilusões de arte 3D nas paredes e gosto de ver sorrisos no rosto das pessoas e essa ideia (pensei enquanto isso) poderia reunir esses dois elementos”.
Leia também: Artista ucraniano faz sensacionais pinturas utilizando a ilusão de ótica
Com a colaboração dos moradores, o processo reuniu as sugestões de títulos favoritos para compor a obra. O resultado tornou o local colorido e atrativo. Um espaço para despertar a curiosidade e estimular à leitura.
“Entramos na comunidade pedindo às pessoas seus livros favoritos e conseguimos juntar oito idiomas e culturas no mesmo conceito. Todos, todas as idades, todas as culturas, todas as línguas eram bem-vindas. A única regra que estabeleci para participar desse projeto de arte foi: sem livros de política e sem livros religiosos. Além disso, todos os títulos de livros foram bem-vindos”, relatou o artista.
Eduardo Kobra, artista brasileiro, já adotou essa mesma dinâmica. Numa de suas obras que retrata uma estante de livros, a sugestão de títulos partiu dos seguidores nas redes sociais. Leia a matéria AQUI.