Um desenho de menina após aula que citou livro ‘Pipo e Fifi’ gerou denúncia contra avô que foi preso por abuso
Um homem de 45 anos foi preso em Itumbiara, cidade de Goias, após uma aluna denunciar ser vítima de abusos. Ela fez um desenho em que mostra o que o avô fazia com ela. Mas, a descoberta se deu durante uma aula idealizada pelo PQV- AE (Projeto Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente), projeto do município de prevenção ao abuso e exploração.
Segundo informações do UOL, uma professora apresentou o livro “Pipo e Fifi: Ensinando Proteção contra Violência Sexual”, de Caroline Arcari em sala de aula. O objetivo, segundo Regina Martins de Sousa, coordenadora do projeto, é que o trabalho desenvolvido em sala de aula possa ajudar os alunos a identificarem os toques do “sim” e do “não”.
“Muitas vezes as crianças entendem estes toques de forma equivocada. Por ser uma pessoa próxima, pode pensar que é carinho, mas durante a disciplina, os professores vão ajudando elas a discernir”, afirmou.
Foi a partir desta discussão em sala de aula que a aluna afirmou que o avô a tocava com o “toque do não”. A professora pediu para que ela desenhasse a situação na tentativa de elucidar os fatos. A partir do desenho, a criança deu mais detalhes da história.
Leia também: Conheça o livro que foi alvo de fake news como integrante do suposto “kit gay”
Sobre o livro
Pipo e Fifi é um PREMIADO livro infantil que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos 3 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.
Entende a agora a importância da educação sexual, seja em livro, seja em material didático: doi ele que permitiu a denúncia de abuso desse avô.
Conheça o livro aqui!
Quer ler a notícia completa? Leia aqui!