Conheça a incrível aldeia com mais livrarias do que alunos na escola

Imagina uma aldeia que tem mais livrarias do que alunos na escola? Pois é o que acontece em Urueña, um pequeno povoado no noroeste da Espanha. A região lutou contra o despovoamento reinventando-se como um centro literário: a população em tempo integral ainda é de apenas 100, mas há pelo menos 11 lojas que vendem livros.

O site Itinari, conta que este local parece congelado no tempo, mas é belíssimo. Ele possui uma muralha da cidade perfeitamente preservada e robusta e o seu castelo em ruínas no topo. Para chegar lá, você precisa embarcar em um caminho íngreme que começa em uma capela do século 13 na base da montanha. Lentamente, você estará se afastando da planície, no alto da montanha. 

Segundo matéria do NY Times, o número de 11 é até maior, pois 11 contabiliza somente que as que vem apenas livros.

O que diz o prefeito da aldeia de livrarias?

“Nasci em uma aldeia que não tinha livraria e onde as pessoas certamente se preocupavam muito mais com a agricultura de suas terras e seus animais do que com livros. Essa mudança é um pouco estranha, mas é motivo de orgulho para um lugar minúsculo ter se tornado um centro cultural, o que agora certamente também nos torna diferentes e especiais comparados às outras aldeias ao nosso redor.” disse Francisco Rodríguez, 53, o prefeito de Urueña.

O que você? Gostaria de viver nessa incrível aldeia repleta de livrarias?

Veja também: O valor dos livros: A cada três dias uma livraria fecha no Brasil

Veja algumas imagens do local:

Veja mais aqui!

Related posts

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

A atmosfera da vida particular soviética em “No degrau de ouro”, de Tatiana Tolstáia

“Coração Periférico”, de Diego Rbor: criatividade e poesia contemporânea na periferia