Recentemente, o agricultor Bronildo José Wenzel, de 74 anos, realizou o sonho de se formar numa universidade. Ele concluiu o curso de Agronomia, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Cerro Largo, no Rio Grande do Sul.
O desejo que tinha desde a juventude foi sendo adiado várias vezes. Seus pais, também trabalhadores rurais, não tiveram condições de proporcionar aos 11 filhos o acesso aos estudos. Depois, Bronildo passou a priorizar os estudos dos filhos: um se formou em engenharia química e outro em engenharia mecânica. “Eu dizia ‘não consegui realizar o meu sonho na época, mas vocês terão que ir por mim e tentar o máximo possível porque essa é a saída'”, relatou o agricultor.
“O pai foi, na verdade, um grande incentivador nosso, tanto meu como do meu irmão, para nos graduarmos, buscarmos o conhecimento”, revelou um dos filhos.
Com os filhos encaminhados, ele retomou os estudos e na segunda tentativa no Enem conseguiu nota para ingressar no curso. Mesmo com a diferença de idade entre os colegas, ele levou toda a experiência acumulada ao longo dos anos pela vivência no campo e foi um aliado na construção do conhecimento. Além disso, emprestava sua propriedade para as aulas práticas da turma.
Leia também: Aposentado de 88 anos que oferecia aulas gratuitas de inglês em Curitiba lança canal no Youtube
Bronildo confessou que a formatura foi um momento mágico e emocionante. Ele é mais um exemplo de que nunca é tarde para ir em busca dos sonhos.