Filho de gari e de diarista, jovem é aprovado em medicina estudando em casa

O filho de um gari e uma diarista foi aprovado em medicina estudante de casa!

Ageu Salgado dos Santos, 21, morador do município de Tomé-Açu, no Pará, garantiu a tão sonhada aprovação no curso de medicina da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará. Filho de gari e de diarista, ele é o primeiro membro da família a ingressar na universidade.
Desde o término do ensino médio, em 2018, nunca havia frequentado um cursinho preparatório. Entretanto, explorou a internet acessando materiais gratuitos. Toda a preparação de Ageu foi em casa com o uso de um tablet. Dedicou-se um ano exclusivamente para a prova, estudando entre 8 a 10 horas por dia.

“Estudei através de plataformas gratuitas específicas e só paguei por um curso. Sabia que os cursinhos eram muito caros. Teria que pagar um valor todo mês, uma despesa que não teria condições de arcar. Mesmo pagando esse curso, foi só uma vez. Por isso preferi a Internet”, comentou o jovem.

Veja também: Gari de Goiânia faz sua estreia literária em coletânea sobre histórias de superação feminina

Ageu já havia sido aprovado em outros cursos em 2019, 2020 e 2021. Chegou a cursar 1 ano e meio no curso de engenharia, mas não prosseguiu. Mesmo com as adversidades, ele não desistiu do objetivo, que foi reforçado após sua avó ter covid-19: “A medicina sempre me chamou atenção. Sempre me senti impotente de não poder ajudar alguém que esteja doente. Minha avó teve covid-19 esse mês e chegou a ficar internada uma semana. Hoje ela está se recuperando em casa, mas quando aconteceu ficamos assustados. Eu olhava pra ela e me sentia impotente por não poder ajudar”.

Muito orgulho desse filho aprovado em medicina, né?

 

Leia mais: Irmãs gêmeas conseguem nota para cursar medicina em mais de 30 universidades públicas do país

Fonte
Fonte

Related posts

Feminicídio bate recorde no Brasil e essa é uma história que os livros também contam

Unidos da Tijuca homenageará Carolina Maria de Jesus no Carnaval 2026

Tela Brasil: Novo serviço de streaming gratuito visa popularizar produções do cinema nacional

1 comentário

Escândalo das faculdades de medicina mostra que privilégio de classe e raça são componentes da má saúde do brasileiro  - JornalNota 23 de janeiro de 2026 - 14:15
[…] de tantas faculdades de medicina no Brasil, nos últimos anos, não ocorreu por acaso. Cursar medicina sempre esteve em uma balança de valores que se equilibram entre status e altruísmo. Há aqueles […]
Add Comment