Os 5 melhores filmes da Ucrânia para você conhecer!

A Ukrainian national flag waves over the center of Kharkiv, Ukraine's second-largest city, Wednesday, Feb. 16, 2022, just 40 kilometers (25 miles) from some of the tens of thousands of Russian troops massed at the border of Ukraine, feels particularly perilous. As Western officials warned a Russian invasion could happen as early as today, the Ukrainian President Zelenskyy called for a Day of Unity, with Ukrainians encouraged to raise Ukrainian flags across the country. (AP Photo/Mstyslav Chernov)

Você conhece filmes da Ucrânia? Mais do que nunca, a Ucrânia está em nossos pensamentos. Para entender melhor esse país incrível, o site Emergin Europe e o jornalista Christian Mamo separou cinco filmes que oferecem uma visão da vasta e complexa terra.

Poucas pessoas sabem que a Ucrânia foi um país importante no desenvolvimento do cinema. Sua capital Kiev foi um dos centros culturais da União Soviética e do Império Russo. Durante a proliferação do cinema nas décadas de 1920 e 1930, os estúdios de cinema sediados em Kiev conseguiram produzir obras experimentais de vanguarda que levaram a indústria nascente a novos patamares.

Man With a Movie Camera (1929)

Man with a Movie Camera (em russo: Человек с киноапаратом (Chelovek s kinoapparatom) é um documentário mudo experimental de 1929, sem história e sem atores do diretor russo-soviético Dziga Vertov, editado por sua esposa Elizaveta Svilova.

Shadows of Forgotten Ancestors (1965)

O primeiro longa-metragem “reivindicado” pelo renomado diretor soviético Sergei Parajanov, Shadows of Forgotten Ancestors é um olhar surreal sobre a vida dos Hutsuls, um subgrupo de ucranianos que vivem nas montanhas dos Cárpatos.

Feathered Dreams (2012)

Sade sonha em se tornar um cantor. No entanto, seu pai morre. Conforme pretendido pela mãe, a heroína é enviada para estudar na Universidade Médica da Ucrânia. O conflito entre o sonho de Sade e o desejo de sua mãe por necessidades familiares, infelizmente, leva a uma cadeia de eventos dramáticos. Ela encontra um namorado, que a encoraja a acreditar em si mesma e alcançar seus sonhos.

Veja também: 8 livros de literatura da Ucrânia para você conhecer

The Guide (2014)

A entrada da Ucrânia no Oscar 2014 de Melhor Filme Estrangeiro é com “O Guia”. Peter Shamrock é um menino de dez anos que vive no meio da turbulenta Ucrânia soviética na década de 1930. Seu pai, um engenheiro americano, é morto por obter documentos secretos sobre as repressões, que agora estão escondidos no livro de Peter. O menino foge da polícia com um kobzar cego (menestrel popular ucraniano), Ivan Kocherga, que o ajuda a sobreviver compartilhando histórias elaboradas que o fazem acreditar que pode haver uma realidade diferente do que vê ao seu redor. Somos desafiados a admitir que o kobzar cego pode ver o mundo com maior clareza do que aqueles com olhos perfeitos.

My Thoughts Are Silent (2019)

Um filme simples e despretensioso sobre pessoas comuns e problemas comuns, My Thoughts Are Silent transmite muitos dos problemas enfrentados pelos ucranianos hoje. O diretor Antonio Lukich tinha apenas 27 anos quando o filme foi lançado e ainda é considerado uma das novas vozes mais emocionantes do cinema ucraniano.

Que tal assistir um dos filmes feitos na Ucrânia?

Fonte: https://emerging-europe.com/after-hours/five-of-ukraines-finest-movies/

Related posts

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

Marcelo Rubens Paiva revela que “Ainda Estou Aqui” só pôde ser escrito por causa da Comissão da Verdade do governo Dilma

“Horizon: Uma Saga Americana Parte 1” (2024) – Terra da oportunidade e da violência