O que você não deve deixar de ver na Suíça?

A Suíça pode não ser o país europeu mais barato para viajar ou o destino internacional mais procurado por turistas do Brasil. Só que, se você quer ter uma experiência de viagem autêntica e diversificada, vale a pena incluir a Suíça nos planos de uma #eurotrip ou até passar toda uma temporada naquela região. 

Quem é brasileira ou brasileiro não precisa de visto para Suíça e nem para entrar em outros países da Europa com finalidade de turismo, mas é importante prestar atenção à exigência do ETIAS — que deve estar em vigor a partir do final de 2022. 

Com o pleno funcionamento do novo sistema criado pela União Europeia, passa a ser obrigatório se cadastrar por lá para obter uma autorização de viagem. Isso não afeta a isenção de visto para brasileiros e o processo vai ser 100% online. 

Então, não se preocupe porque vamos compartilhar mais detalhes sobre o ETIAS, logo depois das nossas dicas sobre as atrações da Suíça:

O que fazer e ver na Suíça

Além de ser um dos países mais ricos e organizados do mundo, a Suíça fica em uma área privilegiada na Europa. Sua localização facilita a movimentação por terra (e com isenção de visto) para países vizinhos como França, Alemanha, Áustria, Liechtenstein e Itália. Além disso, permite conhecer microestados que fazem parte do Espaço Schengen: Mônaco, San Marino e Vaticano. 

Mas se a sua intenção não é contabilizar carimbos no passaporte, deixe para outra vez os países que fazem fronteira com a Suíça. Concentre-se em atrações como:

  1. Home of Chocolate, o maior museu de chocolate do mundo, recém-inaugurado nos arredores de Zurique.
  2. Passeios em trens panorâmicos que conectam as regiões alemãs, italianas e francesas da Suíça
  3. A região de Interlaken, com acesso aos alpes suíços, como o chamado Topo da Europa e outros lugares declarados patrimônio da Unesco.
  4. Cidades com boas opções de compras, gastronomia e vida noturna na Suíça: Zurique, Genebra, Montreaux, Lucerna e Lugano.
  5. Spas e resorts em St. Moritz e Zermatt, onde você pode ver a neve o ano todo, além de relaxar depois de praticar esportes de inverno ou aventuras ao ar livre.
  6. Castelos, vilarejos e museus sensacionais para quem se interessa por arquitetura, como a Casa Le Corbusier e o Platform 10.
  7. A Riviera de Montreaux, com seu lindo mercado à beira do lago Genebra e o famoso festival de jazz que é uma das principais atrações do verão na Suíça.

Informações básicas sobre o ETIAS para viajar à Suíça

Como mencionado antes, cidadãos brasileiros não precisam de visto para viajar à Suíça ou entrar na Europa, em geral, desde que seja com finalidade de turismo e para ficar menos de 3 meses. Isso não deve mudar quando o ETIAS entrar em vigor, pois a nova regra não afeta a isenção de visto europeu para brasileiros — apenas acrescenta a exigência de obter uma autorização prévia na plataforma do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS).

Saiba mais sobre o que é o ETIAS, para que serve e quais as condições do novo requisito: 

  • O ETIAS é um sistema que está sendo implementado pela União Europeia (EU) para proteger melhor a circulação de estrangeiros pelo Espaço Schengen — uma área composta por 26 países na Europa com uma política comum de liberalização das fronteiras internas.
  • A Suíça e os países ao redor de seu território fazem parte do Schengen, portanto, todos vão adotar a exigência do ETIAS. Isso não é discriminatório em relação ao Brasil, pois se aplica a mais de 60 países com os quais a EU mantém acordos de isenção de vistos. A ideia é fazer um controle prévio e online, evitando ameaças à segurança e saúde de viajantes e residentes europeus. 
  • Para obter uma autorização de viagem no ETIAS, basta preencher um formulário online, no qual você deve responder um breve questionário e pagar uma taxa. Para isso, vai ser necessário inserir dados de um cartão de crédito ou débito para o pagamento online, além de informações e contatos pessoais.
  • Em poucos dias (ou mesmo em questão de minutos), você vai receber a resposta por e-mail. A aprovação fica vinculada eletronicamente ao passaporte e pode ser usada para múltiplas viagens no prazo de 3 anos (ou até que o passaporte cadastrado expire).
  • Com um ETIAS aprovado e dentro da validade em seu passaporte, é possível entrar em qualquer um dos países do Espaço Schengen e permanecer por até 90 dias, a cada período de 180 dias. Isso é tempo suficiente para aproveitar tudo o que há para fazer e ver na Suíça!

Related posts

Tradicionais Anuários da Editora Pensamento trazem previsões e conselhos exclusivos para 2026

O que foi a experiência de “Angicos” em que Paulo Freire alfabetizou 300 adultos em 40 horas?

Horror, xenofobia e o estrangeiro: A política do medo, imperialismo e colonização em Drácula de Bram Stoker