Como foi o tiro acidental que matou o ator Brandon Lee durante gravação de ‘O corvo’?

Acidente com Alec Baldwin traz de volta história trágica do filme O Corvo, de 1993

Um acidente com Alec Baldwin trouxe de volta história trágica do filme O Corvo, de 1993, ocorrida com Brandon Lee, filho do ator Bruce Lee. Faltavam apenas três dias para o fim das gravações do filme “O corvo” e Brandon Lee já tinha atuado em quase todas as suas cenas quando uma tragédia aconteceu. O filho de Bruce Lee rodaria uma sequência de flashback mostrando o momento em que seu personagem, o herói gótico Eric Draven, entraria num apartamento para ver sua noiva ser espancada e estuprada.

Como mostra matéria do Globo, é muito comum o uso de armas verdadeiras com balas de festim, que são cartuchos sem projétil com uma quantidade de pólvora duas vezes maior do que o normal. A ideia é gerar um efeito de impacto quase como o real. Entretanto, a equipe de produção do filme havia carregado o revólver com balas falsas, das quais os profissionais haviam removido a pólvora para que, se a arma fosse filmada de perto, a munição pareceria de verdade.

Acontece que a equipe técnica se esqueceu de remover uma parte da base da bala chamada e, em algum momento antes da cena do tiro, o revólver foi acionado. A ponta perfurante foi separada do corpo da bala e ficou presa no cano do revólver. Antes da gravação do flashback, quando o personagem deveria levar um tiro a quatro metros de distância, o Smith & Wesson foi carregado com balas de festim, que contam com o primer e um volume grande de pólvora.

Assim, quando Michael Massee puxou o gatilho, a bala de festim foi acionada e projetou a ponta da bala que tinha ficado presa no cano com a mesma força de um tiro normal, alvejando Brandon Lee no abdômen.

Sobre o filme

O filme era baseado num livro, a HQ de mesmo nome em que Draven é um músico assassinado que retorna ao mundo dos vivos para se vingar da sua morte e de sua amada. A cena de sua morte era um flashback essencial pra história. Durante a ação, o protagonista deveria ser alvejado e morto por um criminoso interpretado pelo ator Michael Massee, usando um revolver Smith & Wesson calibre 44 carregado com balas de festim. Foi nesse momento em que ocorreu algo inesperado.

O caso com Alec Baldwin

Um acidente no set do filme “Rust”, estrelado por Alec Baldwin matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza no Bonanza Creek Ranch, em Santa Fé, Novo México, nos Estados Unidos. De acordo com o The New York Times, foi o próprio ator que disparou a arma de fogo. O disparo teria sido acidental, com uma arma cenográfica que ele não sabia estar carregado com balas reais. Baldwin não ficou ferido. Segundo a Variety, ninguém foi preso e investigadores conversam com várias pessoas para apurar o que aconteceu.

Veja a matéria completa aqui!

Related posts

Ambição, Poder e Destino: Anakin Skywalker, o Macbeth de Star Wars?

“Frozen”, arromanticidade e assexualidade: como Elsa se tornou um ícone da comunidade aro-ace

“Fernanda Young: Foge-me ao Controle” (2024): documentário transforma escritora em poesia