Faculdade de Direito da USP publica Obras Completas de Luiz Gama

A Faculdade de Direito da USP promove o lançamento das obras completas, em dez volumes, do advogado abolicionista Luiz Gama (1830-1882), que em junho passado recebeu o título póstumo de Doutor Honoris Causa da USP.

Ao longo de nove anos, Bruno Rodrigues de Lima pesquisou em arquivos de jornais e de órgãos do Poder Judiciário brasileiro. No total, reuniu cerca de 800 textos de Gama, dos quais 600 são inéditos. Na edição da Editora Hedra, com mais de 5 mil páginas, eles se dividem nos volumes intitulados PoesiaProfeciaComédiaDemocraciaDireitoSátiraCrimeLiberdadeJustiça e África-Brasil.

Veja também: https://jornalnota.com.br/2021/08/09/doutor-gama-filme-conta-a-historia-do-primeiro-advogado-negro-do-brasil/

“Impedido de estudar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Gama adquiriu conhecimento jurídico ao participar das aulas como ouvinte e ganhou notoriedade como rábula (o que advoga sem ter o diploma de Direito), na defesa dos cidadãos negros, escravizados”, destacou a Assessoria de Imprensa da Faculdade de Direito da USP, em nota assinada pelo jornalista Kaco Bovi.

“Entre as várias homenagens neste ano estão o recebimento do título Honoris Causa da USP, o filme recém-lançado Doutor Gama e, agora, a coletânea de suas obras. Ele tem seu nome gravado em sala da Faculdade de Direito da USP, sendo o primeiro brasileiro negro a receber a honraria da instituição.”

“Gama nasceu em Salvador (BA) e relata ter sido vendido por seu pai a um contrabandista aos 10 anos. Aos 17, completou seu processo de alfabetização e, no ano seguinte, fugiu do cativeiro. A partir daí, iniciou sua trajetória política e social. ‘Gama é um dos nossos’, ressalta o diretor da Faculdade de Direito da USP, professor Floriano de Azevedo Marques Neto

Veja a matéria completa aqui!

Related posts

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE

Consciência Negra: conheça artistas que celebram a cultura, a arte e a luta por um Brasil mais justo