Oficialmente, ela é chamada de Casa Internacional de Literatura da Universidade de Waseda, mas já é popularmente conhecida como “Biblioteca Haruki Murakami”.
Os muitos fãs de Haruki Murakami em breve poderão visitar uma biblioteca em Tóquio, totalmente dedicada a ele: um espaço com os arquivos literários e a discoteca do ilustre escritor japonês de 72 anos. Oficialmente é chamada de Casa Internacional de Literatura da Universidade de Waseda, mas já é conhecida como “Biblioteca Haruki Murakami”. A abertura ao público está prevista para 1º de outubro.
A biblioteca contém uma réplica do escritório do escritor e um estúdio de rádio. Ele está localizado no campus Waseda em um prédio que já abrigou anfiteatros e foi convertido pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma.
Vestido casualmente com um paletó azul marinho sobre uma camiseta amarela e calça bege, o escritor, que quase nunca aparece em público e se nega a ser filmado, fala desse lugar cheio de lembranças para ele. Ele disse que esteve ausente das aulas durante protestos estudantis no final dos anos 1960 e que espera que esta biblioteca sirva como um local de intercâmbio entre a academia, os alunos e o público em geral.
“Os professores ensinam e os alunos recebem essa educação”, declarou. “Isso é importante. Mas espero que os alunos se sintam livres para apresentar suas próprias idéias e transformá-las em projetos concretos.” “Sinceramente, eu gostaria que (esse prédio) fosse construído depois da minha morte. Agora que acabou em vida, estou um pouco nervoso. E se eu cometer um crime? Isso prejudicaria” a universidade, brincou.
Tradução livre de matéria do Diario de Queretaro. Para matéria completa, entre aqui!
Veja algumas imagens da biblioteca: