5 livros de crônicas brasileiras que você precisa conhecer (e ler)!

Se tem um gênero que captura bem o espírito de um tempo é a crônica. E nós temos cronistas sensacionais que, cada um(a) a seu modo, retratou o Brasil com suas reflexões e narrativas. Pensar a cidade, as ruas, a noite, os corpos, enfim, nossa memória e nossa história – mas principalmente nosso presente. Esse é o papel do gênero crônica por essência.

Veja nosso papo sobre o assunto aqui:

A Alma Encantadora das Ruas, João do Rio

As crônicas que compõem A alma encantadora das ruas (1908) retratam um Rio de Janeiro um tanto distinto daquele da belle époque que teve por muito tempo Paris como um referencial de comportamento. Os textos coligidos aqui ambientam uma cidade que não respira somente os ares dos cafés-concertos, mas absorve e exprime uma efervescente vitalidade que apenas as ruas.

Compre com desconto aqui!

132 crônicas: Cascos & carícias e outros escritos, de Hilda Hilst

Material híbrido, em parte comentário do cotidiano e da conturbada vida política da época, em parte excertos da sofisticada poesia da autora, muito de sua transgressão, irreverência e fina ironia, este é um conjunto de textos ácidos e bem-humorados, mas acima de tudo extremamente lúcidos. Produzidos entre 1992 e 1995 os escritos de Hilda são atuais, divertidos, imprescindíveis.

Compre com desconto aqui!

As Coisas Incriveis Do Futebol, de Mário Filho

As coisas incríveis do futebol: as melhores crônicas de Mário Filho reúne as crônicas mais saborosas escritas pelo autor no Globo Sportivo nas décadas de 40 e 50. Elaboradas no estilo despojado e humorístico que o consagraria e faria escola no jornalismo brasileiro, elas abordam os temas centrais da era de ouro do futebol brasileiro: os grandes jogadores e partidas, a história dos clubes, a consolidação do futebol como esporte no Brasil, os “sururus”, as confusões e brigas dos torcedores, o abrasileiramento do futebol, além das histórias mais pitorescas do mundo futebolístico.

Memórias: A menina sem estrela, de Nelson Rodrigues

Os temas se cruzam, as histórias de sua família ― como o nascimento de Daniela, a “menina sem estrela” ― são entrelaçadas com acontecimentos da história do Brasil e do mundo que marcaram o autor. O resultado é uma obra que, fragmentada em crônicas diárias publicadas no jornal Correio da Manhã, faz uma autobiografia da figura complexa de Nelson Rodrigues.

Compre com desconto aqui!

O Conde e o Passarinho, de Rubem Braga

Nos instantes de maturação de sua escrita, Rubem Braga indicia com sua trajetória nômade sua disposição a nunca se acomodar e, ao invés disso, a se lançar constantemente em novos postos para observar e narrar o que ocorre à sua volta. Em “O conde e o passarinho”, livro de estreia de Rubem Braga, já se encontra presente um dos traços mais vivos da personalidade do cronista: sua firme inquietude.

Compre com desconto aqui!

Related posts

“Retratos da Leitura no Brasil”: Pesquisa revela que o brasileiro lê cada vez menos

17 Filmes brasileiros indicados pelo Selton Mello!

Projeto ‘Uma nova história’ incentiva o hábito de leitura no DEGASE