Ninguém poderia imaginar que uma iniciativa para arrecadar recursos para o dia das crianças da Escola Básica Municipal do Bairro Bortolotto, de Nova Veneza, no sul de Santa Catarina, fosse fazer tanto sucesso. A ação viralizou no mês passado após a divulgação de um vídeo da sessão na Câmara de Vereadores. Durante a leitura da lista de prêmios pela vereadora e professora Elisabeth Bortolotto, que incluía porcos, salames, torresmos, galo e galinha choca com pintinhos, os parlamentares não se contiveram e gargalharam.
Mesmo que algumas pessoas tenham criticado a postura dos vereadores, o resultado foi totalmente surpreendente. Com prêmios inusitados, a divulgação acabou se transformando num marketing involuntário e conseguiu um alcance inimaginável. Com quase 50 mil bilhetes vendidos, número bem superior ao total de habitantes da cidade, a iniciativa se espalhou pela região e várias pessoas de estados como Rio Grande do Sul e Paraná colaboraram. Também foram comprados bilhetes fora do país como Reino Unido, Portugal, Austrália, Itália e Alemanha.
A cidade tem a economia baseada na agricultura e os prêmios foram doados pelos pais dos alunos. De acordo com a Associação de Pais e Professores, o tema “fazendinha” agregou ainda mais os pais e alunos na participação da rifa:
“Quando trocou a gestão da escola, a gente teve a ideia de montar uma rifinha diferente. Veio a ideia da fazendinha. Todos os pais ajudaram, cada um doou uma galinha, um deu um queijo. Foi nascendo a fazendinha”, disse a presidente da associação em entrevista.
O sorteio foi realizado no dia 20 de setembro e, como havia muitos animais, os prêmios foram exibidos por desenhos durante a transmissão. O valor arrecadado será revertido em atividades no dia das crianças, além da aquisição de materiais pedagógicos e equipamentos para a escola.