Adele é acusada de plágio por compositor de música sucesso na voz de Martinho de Vila

O compositor da música Mulheres, sucesso na voz de Martinho da Vila na década de 90, Toninho Geraes, prepara uma ação judicial contra a cantora britânica Adele por plágio. Além dela, também estão incluídos o compositor e produtor Greg Kurstin e a gravadora XL Recordings. A música Million Years Ago, presente no álbum 25, lançado em 2015, é o alvo desse processo.

Essa discussão teve início ainda este ano com uma reportagem da revista Veja, quando, então, Geraes enviou uma notificação à Sony Music, gravadora de Adele, informando sobre o plágio. Coincidentemente, Martinho da Vila e Adele fazem parte da mesma gravadora.

“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, disse o compositor em entrevista à Veja.

 

No entanto, a Sony informou ao compositor brasileiro que Adele, o seu produtor Greg Krustin e a XL Recordings poderiam responder sobre o caso, visto que ela era somente a distribuidora no Brasil e o contrato já estava expirado.

Intencional ou não, os três já foram notificados extrajudicialmente, mas até o momento não responderam nem comentaram com a imprensa. Diante da ausência de contato, os advogados do brasileiro estão reunindo mais provas para entrar com uma ação judicial. A acusação é de que “se apropriaram das primeiras notas de introdução, refrão e final”, totalizando 87% da música.
Embora as duas músicas Mulheres e Million Years Ago tenham letras completamente diferentes, a melodia parece evidenciar o contrário. Elas também pertencem a diferentes gêneros musicais, além de terem variações no número de sílabas, o que já altera bastante a canção. Com isso, um dos advogados de Toninho Geraes destacou: “Normalmente só quem detecta isso são peritos especializados. O plágio é uma cópia disfarçada, não é uma versão. Se fosse uma versão seria outro tipo de processo.”

Diante dessa história, a criatividade do brasileiro mais uma vez se superou. Jeska Produções fez uma montagem com as duas músicas no Youtube. Essa aproximação consegue evidenciar ainda mais as similaridades. O mashup ficou genial e os seguidores se divertiram ao sugerir um dueto. Confira:

Fonte
Fonte
Fonte

Related posts

“Escrever é forjar saídas criativas”: Entrevista com Fábio Franco, autor de “Faça de Tudo Para Não Precisar de Coragem”

“A vida é uma maratona”: Drauzio Varella ganha documentário inspirador sobre sua trajetória

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza