Presidente da Palmares diz que vai processar Martinho da Vila após ser chamado de “preto de alma branca”

O homem que mais vem perseguindo a cultura negra no Brasil utiliza mais uma vez de seu discurso negacionista para tentar confundir a população. Após as falas do genial Martinho da Vila no programa Roda Viva, Sergio Camargo, presidente da Fundação Palmares, afirmou pelas redes sociais que entrará com uma ação contra o cantor, de 83 anos, pedindo danos morais, após o sambista ter tecido críticas a ele.

Martinho da Vila, na entrevista, afirmou que Camargo é um “bolsonarista radical” e “preto de alma branca”. O cantor afirmou:

No duro, ele gostaria de ser branco. Ele acha que ele é branco. Ele se sente branco. E ‘tem que acabar com essas coisas todas de preto'”.

Em nota, Camargo afirma que Martinho feriu sua honra e, ao exibir o trecho da petição com que pretende acionar a Justiça, ele destaca uma suposta frase do ator Morgan Freeman, um clichê de racistas que pretendem minimizar o impacto do racismo, na qual o artista descartaria a importância de um consciência negra —ou branca, ou amarela— em favor de uma consciência humana capaz de acabar com o racismo.

Segundo a Folha de São Paulo, na postagem, Camargo ainda afirma que a ação indenizatória deve ser protocolada nesta quarta (18) na Justiça cível e que ingressará também com outra ação, na esfera criminal, ainda nesta semana, contra Martinho pelo que chama de crime de racismo.

Relembre o caso

Sérgio Camargo anunciou que iria excluir metade do seu acervo e feito críticas inclusive a obras de Machado de Assis como tratamos aqui nessa matéria, o assunto foi parar na justiça. Camargo acusou em uma rede social que os livros excluídos continham  ‘sexualização de crianças’, ‘bandidolatria’ e ‘material de estudo das revoluções marxistas’. Posteriormente, a justiça rejeitou que as obras fossem excluídas (veja aqui!) e Camargo resolveu criar um “acervo da vergonha”.

Veja a matéria completa aqui!

Fonte

Related posts

Além de Wicked: Descubra 11 filmes inspirados em musicais da Broadway que você precisa assistir

8 Sebos do Recife: Um roteiro entre cultura e memória

“O Menino d’Olho d’Água”: aos 88 anos, Hermeto Pascoal ganha documentário sobre sua vida e arte